Portugal entra a ganhar em Las Vegas

A selecção nacional começou a quarta etapa do Circuito Mundial com uma vitória frente ao Uruguai, mas perdeu no jogo seguinte contra a Inglaterra

Apesar de se apresentar na quarta etapa do Circuito Mundial de sevens com uma equipa repleta de jovens, Portugal não falhou no primeiro jogo em Las Vegas. Frente ao Uruguai, a única das 16 selecções presentes que não tem o estatuto de equipa residente, a formação portuguesa foi claramente superior.

Privado de meia dúzia de jogadores habitualmente titulares, como Pedro Leal, Carl Murray, Pedro Bettencourt ou Miguel Lucas, o seleccionador nacional Pedro Netto viu-se obrigado a lançar alguns jovens e o primeiro teste correu bem.

Com o jovem do CDUP Nuno Sousa Guedes a liderar a equipa, Portugal dominou por completo a primeira parte frente aos sul-americanos e conseguiu marcar três belos ensaios.

Foto

O primeiro por Manuel Costa, jogador do Belenenses, após uma excelente iniciativa de Nuno Sousa Guedes. A meio do primeiro tempo, Afonso Rodrigues, outro atleta do CDUP, concluiu mais uma brilhante jogada, onde Adérito Esteves teve papel preponderante.

A 55 segundos do fim dos primeiros sete minutos, Nuno Sousa Guedes, após uma jogada individual, fez o merecido ensaio e colocou o resultado ao intervalo em 19-0, favorável a Portugal.

Na segunda parte a equipa portuguesa entrou no jogo amorfa, permitindo que o Uruguai entrasse pela primeira vez no meio-campo nacional e, com pouco mais de minuto e meio decorrido, os uruguaios reduziram para 19-5.

Após o ensaio sofrido, Portugal voltou a assumir o controlo do encontro e podia ter chegado ao quarto ensaio, mas Luís Sousa, de forma displicente, largou a bola dentro da área de ensaio e desperdiçou a oportunidade de aumentar a vantagem.

O jogo seguinte, porém, foi bem diferente. Contra a Inglaterra, a selecção nacional foi completamente dominada e a falta de experiência de grande parte dos jogadores portugueses ficou bem visivel. 

Num jogo sem qualquer história, os ingleses triunfaram por uns contudentes 54-0, um resultado muito pesado e pouco habitual no Circuito Mundial.

A fase de grupos para os portugueses termina na noite deste sábado, às 21h28, com um confronto frente a Samoa, que venceu os dois primeiros jogos que disputou no Grupo C.

Sugerir correcção
Comentar