Coreografia de Mariana Tengner Barros em festival de Viena

Peça evoca as divas dos tempos de ouro do cinema e do teatro burlesco e reflecte sobre a sociedade do espectáculo, associando-a à arte e aos mercados financeiros e jogos de aparências

Foto
The Crying Diva Series DR

A bailarina Mariana Tengner Barros vai participar no ImPulsTanz - Vienna International Dance Festival, na Áustria, que decorre de 11 a 14 de Julho, com a peça “The Trap”, sobre o mundo de aparências.

De acordo com a estrutura de produção artística EIRA, em Lisboa, a direcção, concepção e interpretação desta peça é de Mariana Tengner Barros, com textos da mesma artista e de Nuno Miguel, que também assina a cenografia com António MV, e a música original é de Filipe Lopes.

A peça coreográfica evoca os corpos das divas dos tempos de ouro do cinema e do teatro burlesco, reflecte sobre a sociedade do espectáculo, associando-a à arte e aos mercados financeiros e aos jogos de aparências.

De acordo com uma nota de imprensa dos criadores, “The Trap” surgiu “no sentido de continuar a trabalhar sobre a temática da identidade do corpo e o poder da sua representação na arte e nos media, explorando a sua relevância nos fenómenos sociais da fama, aparência e simulacro.

Mariana Tengner Barros apresentou, como criadora, os solos “And So?...The End” (2010), “Après Le Bain” (2011) e “The Trap” (2011), em Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Bélgica.

Licenciou-se em dança pela Northern School of Contemporary Dance, na Inglaterra, em 2003, onde recebeu o prémio University of Leeds Arms Prize por “Outstanding Achievement”.

“The Trap” resulta de uma coprodução entre a EIRA, o Circular - Festival de Artes Performativas de Vila do Conde, com o apoio financeiros do programa de apoio à dança da Fundação Calouste Gulbenkian.

O ImPulsTanz, festival de dança contemporânea fundado em 1983, reúne todos os anos, no Verão, centenas de bailarinos, coreógrafos e outros artistas de todo o mundo. Este ano, o ImPulsTanz celebra a sua 30º edição, em Viena, com abertura prevista para 9 de Julho no Museums Quartier.

Sugerir correcção
Comentar