Empreendedorismo jovem encontra soluções de emprego

Intercâmbio "Yes, We Do" põe jovens europeus a debater sobre empreendedorismo, em Lisboa, de 18 a 27 de Julho

Foto

O empreendedorismo jovem vai ser posto em cima da mesa no intercâmbio "Yes, We Do!", em Lisboa, de 18 a 27 de Julho. Durante uma semana, jovens da Lituânia, Espanha, Bulgária e Itália vão-se juntar a jovens portugueses para reflectir e debater sobre a criatividade que move o investimento privado e os negócios inovadores.

Este evento de escala internacional realiza-se pela primeira vez em Portugal e visa, segundo Tiago Mansilha da Associação Par - Respostas Sociais, "inspirar jovens de contextos e origens diferentes". "O empreendedorismo jovem é muito falado em tempo de crise, diz, e permite um novo olhar para a cidade".

A Associação Par é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão "combater a exclusão social e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária através do desenvolvimento das potencialidades da pessoa nas áreas da educação e formação, da intervenção social e comunitária e da promoção da saúde."

Este intercâmbio acontece na continuidade do projecto iJobs que se destina a trabalhar com jovens da Alta de Lisboa sobre formas de implementação do empreendedorismo.

O comércio local

Terça-Feira 23 de Julho será um dia particular, em que os jovens irão visitar o comércio tradicional da baixa Lisboeta e os negócios inovadores emergentes. Assim, poderão observar como o Mercado da Ribeira, as retrosarias e outros negócios sobrevivem face à concorrência de grandes marcas nacionais e multinacionais. Mas também, perceber como a inovação e a criatividade podem ser uma ferramenta para o desenvolvimento do comércio local. 

A Peixaria Sea Me, a Padaria Portuguesa, o Cabeleireiro Hairport ou a loja de "souvenirs" A Vida Portuguesa são alguns dos exemplos que mostram que a crise pode ser impulsionadora de inovação. "A criatividade não é uma salvação dos jovens, mas uma ferramenta para o empreendedorismo", diz Tiago Mansilha.

Debates, "workshops" e actividades culturais vão permitir as estes jovens uma inserção rápida, para que percebam melhor o que é o empreendedorismo jovem português.

Se estás interessado em participar, contacta internacional@par.org.pt .

Sugerir correcção
Comentar