Nova Iorque ganha uma das maiores redes de wireless gratuito do mundo

Desde esta quarta-feira é possível ir à Internet com um dispositivo móvel sem necessidade de pagar

Foto
Reuters

A cidade norte-americana de Nova Iorque tem, a partir desta quarta-feira, uma rede de Wi-Fi gratuita que cobre as principais zonas urbanas — Manhattan, Queens, Staten Island, Brooklyn e Bronx.

O projecto desenvolvido por uma empresa espanhola, a Gowex, conta alcançar quase 20 milhões de nova-iorquinos, bem como os cerca de 58 milhões de turistas anuais. Para tal, instalou quase dois mil pontos de acesso. A mesma empresa já levou este sistema até outras cidades, nomeadamente na Europa, incluindo a rede de metro de Paris. Agora pretende instalar o mesmo sistema noutras três cidades dos Estados Unidos.

“Este é só o primeiro passo”, disse o presidente executivo da Gowex em comunicado. Para aceder à rede, basta ter instalada uma aplicação gratuita (disponível para Android e iOS), e que deve ter retorno através da publicidade que aparece durante a utilização.

A Google anunciou em Janeiro um projecto semelhante mas numa dimensão mais reduzida, cobrindo a zona onde fica a sede de Nova Iorque, Chelsea. Em Portugal, a aposta é nos centros comerciais, com patrocínios de empresas privadas, e nos parques públicos, onde as algumas autarquias disponibilizam o acesso gratuito à Internet.

Em Valongo, no Porto, um grupo de estudantes criou, em 2007, o projecto "Valongo Wireless", que oferece aos moradores da freguesia o acesso gratuito à internet. Também em Leiria, o programa "Leiria Região Digital" permite o acesso à internet a partir das zonas centrais da cidade.

Sugerir correcção
Comentar