Um iPhone “low cost” para conquistar novos mercados

Voltaram os rumores sobre o lançamento de um novo iPhone. Dispositivo deverá ser mais pequeno e responder às necessidades de mercados emergentes como a China

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Apple quer combater a supremacia da Samsung no mercado dos smartphones DR

Mais pequeno, mais barato e com materiais diferentes é a proposta da Apple para o novo iPhone que a Apple pretende colocar à venda ainda este ano. Segundo o Wall Street Journal e o site Bloombergque citam fontes familiarizada com o plano – o objectivo é expandir o negócio para países emergentes e tentar concorrer com a supremacia da Samsung no mercado dos smartphones.

Uma das fontes diz que o preço do novo iPhone deverá variar entre os 99 e os 149 dólares (de 75 a 114 euros) e, na melhor das hipóteses, estará disponível nas lojas no final de 2013.


Outra fonte citada pelo Wall Street Journal revela que a empresa norte-americana de Steve Jobs vai investir em materiais mais baratos e componentes reciclados de modelos mais antigos do iPhone. Uma das possibilidades é a de os "smartphones" passarem a ser revestidos por plástico de policarbonato, em vez do alumínio do iPhone 5. Também deverá ser criada uma versão mais versátil que poderá funcionar em redes sem fios, avançou outra fonte ao Bloomberg.


Contactada pelo Wall Street Journal, Natalie Kerris, porta-voz da Apple, recusou tecer quaisquer comentários sobre os planos da empresa.


Em vista estão mercados emergentes como a China, que o actual CEO, Tim Cook, considera uma prioridade para a empresa. A marca gerou 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros) no quarto trimestre do ano fiscal de 2012 em vendas no mercado chinês. Apenas no fim-de-semana de lançamento foram vendidos mais de dois milhões de iPhones 5.


Com a nova estratégia, a multinacional norte-americana pretende acompanhar o ritmo de crescimento da rival coreana Samsung, que – de acordo com a International Data Corporation (IDC) – no terceiro trimestre de 2012 foi responsável por 75% das vendas dos smartphones contra os 15% da Apple no mesmo período. A Samsung espera lucros na ordem dos 8,5 mil milhões de dólares para o primeiro trimestre deste ano fiscal.


A venda de um novo iPhone seria algo inédito para a cultura de Steve Jobs, apologista de uma economia de escala e de um número reduzido de produtos e modelos comercializados. Ainda assim, sob a direcção de Tim Cook, em Outubro do ano passado, a Apple investiu numa versão mais pequena do "tablet" iPad, o mini-iPad. O panorama pode estar a mudar na multinacional da maçã trincada.

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