Oito filmes produzidos para o Curtas de Vila do Conde no Festival de Clermont-Ferrand

Durante o festival será apresentada a associação ‘Short Circuit’, que engloba a agência de Curtas de Vila do Conde e outros organismos semelhantes de França, Itália e Alemanha

Foto
Os Vivos Também Choram, de Basil da Cunha, é um dos filmes portugueses em competição

O ‘Curtas’ vai estar presente no próximo Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, em França, com oito filmes produzidos no âmbito de evento de Vila do Conde, avançou à Lusa a organização.

Esta presença tem como objectivo “dar mais um passo na internacionalização do ‘Curtas’, porque ali estarão presentes os principais mercados do mundo para este formato de filme”, justificou Nuno Rodrigues, da organização do festival português.

Assim, esta participação em Clermont-Ferrand vai levar à tela os “oito filmes produzidos em 2012”, no âmbito dos 20 anos do Curtas, sendo que quatro produções foram encomendadas pelo próprio festival e as restantes produzidas no âmbito do Campus/Estaleiro.

Portugal partilhará um stand no "Short Film Market", juntamente com a Agência da Curta Metragem e com a Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, explicou ainda Nuno Rodrigues referindo que esta será uma grande aposta portuguesa “porque podemos abrir portas ao nosso cinema, publicitando as nossas produções”.

Nuno Rodrigues acredita ainda que os resultados desta viagem a França serão “muito interessantes, porque ali vão marcar presença, realizadores de todo o mundo”.

"Short Circuit"

Para além disso, durante o festival será apresentada a associação "Short Circuit" que engloba a agência de Curtas de Vila do Conde, assim como outros organismos semelhantes de França, Itália e Alemanha.

Este projecto visa “criar uma interação entre os vários países para possibilitar que as curtas produzidas no âmbito dessas agências sejam estreadas em várias salas de cinema do mundo”, explicou. Para já, há quatro países envolvidos, mas Nuno Rodrigues acredita que “muitos outros se vão juntar a este projeto”.

O festival de Clermont Ferrand, que este ano decorre de 1 a 9 de Fevereiro, foi criado em 1979 e é um evento internacional direcionado para o cinema de curta-metragem. Realiza-se na cidade de Clermont-Ferrand e é o maior festival de curtas-metragens do mundo e o segundo maior de cinema de França, logo a seguir ao Festival de Cannes.

Vários filmes portugueses foram seleccionados para as diversas competições. Entre eles estão  "Os Vivos Também Choram", de Basil da Cunha, para a competição internacional (vencedor do prémio de Melhor Filme Português no Curtas 2012); "Kali - o Pequeno Vampiro", de Regina Pessoa, para a competição nacional (trata-se de uma co-produção com França); e "Sizígia", de Luís Urbano, na competição Labo.

Sugerir correcção
Comentar