Archmov: ver a arquitectura ganhar vida

Ivo Tavares, Luís Melo e Ricardo Abreu fazem fotografia de arquitectura e design de interiores. Agora, à imagem parada decidiram juntar movimento. O Archmov quer promover a arquitectura portuguesa

Andaram um ano a pensar no assunto, ideias atrás de ideias, e só há cerca de três meses se deram por contentes. Três jovens fotógrafos de Aveiro criaram um projecto de vídeos de arquitectura, o Archmov, online desde Novembro. O primeiro vídeo que realizaram foi sobre a Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

“É uma obra emblemática, ganhou uma série de prémios”, justifica Ivo Tavares, que trabalha com Luís Melo e Ricardo Abreu, todos na casa dos 20. “Guimarães tem uma projecção actual muito grande no mundo inteiro, por isso tentámos aproveitar para comunicar e ganharmos impulso”, diz ao P3.

A ideia do Archmov é “comunicar o que é de Portugal”, no que à arquitectura diz respeito. Pelo menos uma vez por mês, os três amigos do Ivo Tavares Studio vão publicar um vídeo diferente. O objectivo é conseguir fazer “parcerias com sites e empresas” até terem pedidos de vídeos — uma outra forma de divulgação da arquitectura.

De obras premiadas e reconhecidas internacionalmente como a do colectivo vimaranense Pitágoras, o Archmov quer dar a conhecer, no futuro, jovens promessas da arquitectura e do design portugueses.

“Já há alguns vídeos online de arquitectura”, refere Ivo Tavares. “O que nós quisemos fazer foi incluir aquele sistema de palestra, juntar a conferência com uma visita guiada à obra.” Cada vídeo vai incluir uma entrevista com o arquitecto do projecto, para ele “falar da obra e do processo criativo”.

O próximo vídeo é publicado no site em Janeiro de 2013, em dia ainda a anunciar. 

Sugerir correcção
Comentar