Há um grande "making of" nos bastidores das Curtas

Pedro Flores, Luís Alves de Matos, João Canijo e Graça Castanheira realizaram quatro filmes com equipas de produção compostas por estudantes

Foto
DR

“Cinzas, Ensaio Sobre o Fogo”, de Pedro Flores, “Um Rio Chamado Ave”, por Luís Alves de Matos, “Obrigação”, assinado por João Canijo e “A Rua da Estrada”, pela mão de Graça Castanheira. Este é o ponto de partida e de chegada do Campus, programa de formação de estudantes de cinema associado ao projecto Estaleiro.

Este é um complemento directo das Curtas de Vila do Conde (a decorrer entre os dias 7 e 15 de Julho), uma instituição com 20 anos que produziu quatro filmes realizados por quatro cineastas portugueses com equipas de produção compostas por estudantes de escolas do norte do país que desenvolveram temas que de alguma forma se cruzam com vivências da região.

Pedro Flores andou pela zona do Gerês a conhecer uma família de pastores, Luís Alves de Matos acompanhou o caudal do rio Ave desde a nascente na Serra da Cabreira até à Foz (muito próxima do epicentro do festival de curtas), João Canijo sentiu o pulsar das Caxinas (a relação da mulher com o pescador, a “necessidade de confiança” nas palavras do realizador), enquanto Graça Castanheira reviveu a sinistralidade de “A Rua da Estrada”, um livro do geógrafo Álvaro Domingues — ficam a faltar os “passeios” dos realizadores João Pedro Rodrigues e Gonçalo Tocha, cujos filmes serão apresentados no final do Estaleiro, lá para o final do ano.

Os filmes produzidos são autênticas aulas de cinema tanto para os alunos selecionados através de entrevistas que acompanharam todos os processos de produção como para todos os que a partir de agora cliquem em cada um dos making of. Pedro Ferreira foi o responsável pelo making of do filme “Cinzas”, João Caldeira acompanhou a rodagem de “Um Rio Chamado Ave”, Gustavo Santos esteve atento a “Obrigação” e Igor Dimitri conta a outra história de “A Rua da Estrada”.

“Que momentos repetir, que pontos de vista e que lentes usar em determinados momentos, que alturas do dia filmar? Da próxima vez já saberemos um bocadinho melhor”, diz Pedro Flores a determinado momento do making of do filme “Cinzas”.

O programa contou com vários workshops e masterclasses de realizadores e técnicos portugueses (João Canijo, Vasco Pimentel, Rui Poças e João Braz) e não só (Ed Lachman, John Minton, Dirk Meier, Ken Dancyger, Richard Raskin, Laurentiu Damian e Thom Andersen).

Sugerir correcção
Comentar