Os “residentes” Riding Pânico no Milhões de Festa

Os Riding Pânico já lançaram dois EPs e um álbum e estão a preparar-se para o quarto trabalho. Actuam este domingo no festival de Barcelos

Foto
DR

O Milhões de Festa já toca desde quinta-feira, 19 de Julho. Quem não perde uma edição, sabe que se o festival está aí, os Riding Pânico também estão. Esta banda lisboeta não falta a um Milhões desde o primeiro ano e actua neste domingo, dia 22.

 

Aproveitámos um intervalo no ensaio dos Riding Pânico para falar com a banda, via Skype. Criada em 2004 e actualmente formada por elementos dos Paus, If Lucy Fell e Men Eater, a banda toca um rock instrumental que "é como a vida: tem partes mais alegres, outras mais em baixo", conta João Manso, um dos guitarristas. 

 

Os Riding Pânico já lançaram dois EPs e um álbum e estão a preparar-se para começar o quarto trabalho, mas, para já, é o Milhões de Festa que têm em mente, garante o baixista Makoto Yagyu.

 

A vida desta banda cruzou-se com a do festival de Barcelos bem cedo. Aliás, os Riding Pânico assistiram ao nascimento deste festival. Joaquim Durães, da Lovers & Lollipops, entidade que organiza o Milhões de Festa, explica que "no primeiro ano do festival, em 2006, foi também o ano em que os Riding Pânico surgiram e fazia todo o sentido que a sua primeira visita ao Porto fosse no festival". Nessa primeira edição, o Milhões de Festa aconteceu no bar Uptown, "com 20 pessoas" a assistirem, recorda o guitarrista João Nogueira.

 

A partir daí, criou-se uma relação de amizade entre a organização e a banda, que garantiu o regresso dos Riding Pânico às edições seguintes do festival. Aliás, Joaquim Durães diz que esta é já "uma banda residente". Hoje, "o Milhões faz parte dos Riding Pânico, como os Riding Pânico fazem parte do Milhões", garante. "É isso", concordam os membros da banda.

 

Riding Pânico no palco e na piscina

E onde quer que o Milhões esteja, a banda lisboeta também está. Os Riding Pânico já subiram aos palcos do festival no Porto (em 2006) e em Braga (cidade que recebeu o Milhões de Festa em 2007). A cidade bracarense foi o local onde os músicos mais gostaram de tocar. "Esse Milhões foi incrível", diz João Manso, recordando, logo de seguida, que nesse concerto apanhou uns quantos choques de um microfone que tinha o cabo demasiado perto de uma poça de whisky.

  

Nesta quinta edição, espera-se que não haja nenhuma poça indesejada, mas apenas as duas piscinas no Parque Fluvial do Cávado, que vêm mesmo a calhar se em Barcelos se sentir o mesmo calor dos últimos dias. Os Riding Pânico já confirmaram o encontro no Milhões em dois momentos: primeiro na piscina, depois no concerto. E fica já a promessa para as próximas edições: "Enquanto estivermos vivos, estamos lá sempre."

Sugerir correcção
Comentar