O que é que o Primavera (e não a baiana) tem?

Sete em cada dez festivaleiros são estrangeiros. O que é que os atrai? A importância da "marca", o interesse pelo Porto ou o preço?

Foto
DR

O Rock in Rio - Lisboa abriu oficialmente a época dos festivais de Verão no passado fim-de-semana, com continuação no próximo (1, 2 e 3 de Junho). Segue-se o Optimus Primavera Sound (OPS), que está pela primeira vez em Portugal. De 7 a 10 de Junho, milhares de pessoas, pelos vistos mais estrangeiros que portugueses, vão ao Parque da Cidade, no Porto.

É sabido que um festival não envolve apenas o bilhete de acesso. É preciso fazer contas aos gastos com transporte, alojamento e gastos pessoais. Ainda soa um pouco estranho falar em Optimus Primavera Sound. A "marca" esteve, desde sempre, associada ao festival mãe de Barcelona, o San Miguel Primavera Sound. O cartaz nunca foi propriamente comercial, acabando por fidelizar, ao longo dos anos, um público muito específico.

Noelle Fox é irlandesa, tem 34 anos e está entusiasmada com a ideia de vir ao Porto para o OPS. "Estive quatro vezes no Primavera em Barcelona e fiquei encantada quando soube que iria haver um igual no Porto", confessou, por e-mail, ao P3. Noelle e mais quatro amigas vêm de avião para o Porto e alugaram um apartamento onde vão ficar seis noites.

"O meu bilhete de avião custou 75 euros e o apartamento custa 42 euros a cada uma, por noite", explica. O cartaz e a cidade desconhecida são os ingredientes que levam esta festivaleira a aventurar-se pelo Porto.

Numa situação semelhante está Gavin McDaid. Vive em Londres e vai ao Primavera no Porto porque esteve em Barcelona e achou que "deveria conhecer o Porto, não só por ser um festival mais pequeno, mas porque a cidade parece mesmo bonita". É a primeira vez que vem a Portugal e pretende ficar alguns dias em Lisboa antes do festival.

Optou por alugar um apartamento com a ajuda "de uma senhora que vive no Porto, que aluga apartamentos e enviou bastante informação sobre a cidade", conta McDaid. No entanto, ainda não fez uma estimativa do que irá gastar em transportes e alojamento durante os dias do festival.

Pode ser pela música, pelo ambiente, pelo público ou até pela cidade escolhida. A verdade é que o Primavera Sound está no Porto e vai ficar pelo menos até 2014

Sugerir correcção
Comentar