Há cada vez mais portugueses a procurar a Austrália

Em 14 anos, mais de 14 mil pessoas viajaram para a Austrália através da Information Planet, uma agência que apoia quem quer ir para este país. Mas o sonho não é para todos

Foto
Reuters

A ideia surgiu num dia normal. “Acordei e decidi que queria ir para a Austrália.” Tinha ouvido coisas: que Sidney era uma cidade maravilhosa, que se ganhava bem e que se tinha qualidade de vida. Mas a mais importante confirmou depois de lá estar: “É o melhor país do mundo para viver”.

Miguel Covas, 32 anos, foi para a Austrália para aprender inglês (“foi a minha desculpa”). Passado pouco tempo, começou a trabalhar na escola para onde foi estudar – “fazia os registos das matrículas e alojamento". "Depois, passei a gerir o 'marketing' e vendas da escola”, conta.

Foi nesse meio que conheceu uma agência brasileira que ajudava estudantes brasileiros a chegar à Austrália. E no ano em que esteve em Sydney a ideia foi ganhando forma: “Criar uma agência internacional em vários países, onde os estudantes passariam a ter a ajuda dos escritórios no país de origem e na Austrália”.

Foto
Miguel Covas não tem dúvidas

A Information Planet – hoje presente em 14 países – fez da Austrália, “a plataforma dos sonhos”, Austrália, “uma oportunidade de negócio”. Em 14 anos de existência, a agência ajudou mais de 14 mil pessoas a viajar, a grande maioria nos últimos cinco anos. A partir de Portugal, as pessoas vão por três áreas preferenciais: "business", "marketing" e estudo do inglês.

Foto
Na Austrália, o visto de estudante dá para trabalhar Reuters

“Todos os sonhos são possíveis na Austrália", gosta de dizer Miguel Covas. Mas o sonho australiano não é para todos: “É preciso investir muito”, admite o representante da Information Planet em Portugal. “Para seis meses, um preço mínimo de quatro mil euros.”

A empresa, que agora também recruta pessoas para o Canadá e Europa, presta todos os serviços burocráticos: quem procura o serviço é informado sobre todos as opções disponíveis para aquilo que procura - seja estudar, trabalhar ou apenas viajar. Inscrições nas universidades ou cursos de inglês, vistos - de estudante, trabalhador ou turista -, procura de emprego e mesmo alojamento são funções assumidas pela agência. E, a julgar pelo crescimento da procura do serviço - mais 40% este ano, relativamente a preíodo homólogo de 2010 -, os portugueses são cada vez mais fãs do país.  

Sugerir correcção
Comentar