Agentes da PSP manifestam-se a 12 de Outubro

Profissionais querem beneficiar do descongelamento de carreiras anunciado para outros funcionários públicos.

Foto
Concentração de polícias realizada em Dezembro de 2016 Enric Vives-Rubio

O Sindicato dos Profissionais de Policia (SPP–PSP) vai participar numa concentração marcada para 12 de Outubro, para exigir que também os profissionais da Polícia de Segurança Pública possam usufruir do descongelamento de carreiras anunciado para outros funcionários públicos.

Num comunicado enviado às redacções, a direcção do SPP-PSP explica que a decisão de participar na manifestação de protesto convocada pela Comissão Coordenadora Permanente das Forças e Serviços de Segurança foi tomada em assembleia-geral do sindicato, que teve lugar no final da passada semana. “Trata-se de uma iniciativa que irá contar com o envolvimento da maioria dos sindicatos e associações profissionais das Forças e Serviços de Segurança e à qual o SPP-PSP decidiu dar o seu total apoio”, indica.

Na base da decisão dos elementos deste sindicato, diz o comunicado, está a falta de cumprimento do estatuto pessoal da PSP: os agentes da polícia dizem não poder “aceitar que quem defende e garante a segurança do país fique de fora do descongelamento de carreiras, no próximo Orçamento de Estado, conforme tem sido amplamente noticiado”.

De acordo com a direcção sindical, desde 2005 que os agentes não sofrem qualquer aumento salarial, pelo que exigem “a urgente revisão e regularização da situação salarial na PSP”. “É inadmissível que polícias em início de carreira ganhem o mesmo que aqueles que já têm 10 ou mais anos de serviço”, exemplificam.

Sugerir correcção
Comentar