Protecção Civil diz que todos os dirigentes têm licenciatura

Conclusão da auditoria às licenciaturas dos dirigentes e operacionais da Protecção Civil diz que todos têm "documentos" que certificam licenciatura, mas não refere como foram alcançados esses graus académicos

Foto
Rui Esteves demitiu-se do cargo de comandante da Protecção Civil após o caso da licenciatura ANTÓNIO COTRIM

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) concluiu que "todos os dirigentes e elementos da estrutura operacional da ANPC possuem documento comprovativo de detenção de licenciatura”. Foi esta a conclusão que chegou ao Ministério da Administração Interna, depois de o secretário de Estado ter pedido uma auditoria às habilitações literárias de toda a estrutura operacional.

Contudo, a informação enviada aos jornalistas não refere se a auditoria foi mais longe e verificou como esses graus foram alcançados. Isto porque o pedido de auditoria por parte de Jorge Gomes surgiu depois das notícias sobre as licenciaturas de comandantes operacionais da Protecção Civil. O primeiro caso foi noticiado pelo PÚBLICO e dava conta que o comandante nacional, Rui Esteves, tinha tirado a licenciatura em Protecção Civil quase toda (34 em 37 cadeiras) através de equivalências e creditações. Na sequência da notícia, Rui Esteves acabaria por se demitir do cargo.

Depois, a RTP avançou que havia mais dois casos na estrutura dirigente da ANPC de licenciaturas tiradas por creditação. Na sequência das notícias, Jorge Gomes "determinou, à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através da Direcção Nacional de Auditoria e Fiscalização, a verificação do cumprimento de habilitação com grau de licenciatura por parte de todos os dirigentes e de todos os elementos da estrutura operacional a desempenhar funções na ANPC" e o resultado chega hoje. 

O PÚBLICO questionou o MAI sobre se a ANPC verificou como estas licenciaturas tinham sido conseguidas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários