Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

A A23, N112, EN238 e EN18 estavam cortadas ao início desta manhã.

Foto
Três incêndios florestais nos concelhos de Oleiros e da Guarda continuam activos LUSA/ANTÓNIO JOSÉ

Vários concelhos nos distritos da Guarda e de Castelo Branco estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada na página oficial da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na Internet. Em risco muito elevado estão vários concelhos nos distritos de Bragança Vila Real, Viseu e Faro. Em concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora e Beja o risco é elevado.

Nos distritos do Porto, Aveiro, Lisboa e Setúbal o risco é moderado. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo". O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Três incêndios florestais nos concelhos de Oleiros (Castelo Branco) e da Guarda, continuam activos e levaram ao reforço de meios durante a noite, disse à Lusa fonte da Protecção Civil.

Segundo o portal da ANPC, o incêndio em Selada das Pedras, em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, que deflagrou na quarta-feira, pelas 13h, concentrava pelas 4h07 um total de 551 elementos, apoiados por 180 viaturas, no combate a duas frentes activas. Este incêndio levou à deslocação de 16 pessoas até ao início da madrugada desta sexta-feira.

Outro fogo na localidade de Poeiros, no concelho de Oleiros, também no distrito de Castelo Branco, que deflagrou ao início da madrugada de quinta-feira e tinha esta madrugada uma frente activa, estava a ser combatido por 396 homens apoiados por 119 veículos.

O incêndio na localidade de Fernão Joanes, no concelho da Guarda, distrito da Guarda, registava no combate às chamas 460 elementos apoiados por 145 viaturas.

Na sequência destes incêndios, mantinham-se pelas 4h30 os cortes à circulação automóvel na auto-estrada da Beira Interior (A23), no concelho da Guarda, e em três estradas nacionais (EN) dos concelhos de Oleiros (Castelo Branco) — EN112 e EN238 — e da Guarda — EN18, disse a GNR à Lusa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira no continente nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro, e nebulosidade alta na região Sul, vento moderado nas terras altas a partir da tarde e pequena descida das temperaturas mínimas. As temperaturas vão oscilar entre os 22º Celsius em Viana do Castelo e os 34º em Évora.

Sugerir correcção
Comentar