É o Steaua de Bucareste que separa o Sporting da Champions

Sorteio colocou os romenos, que já começaram a temporada, na rota dos "leões" com a fase de grupos no horizonte.

Foto

O Steaua de Bucareste, da Roménia, é o adversário do Sporting no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Foi este o resultado do sorteio realizado nesta sexta-feira em Nyon, na Suíça, com os "leões" a ficarem bem posicionados para se juntarem a Benfica e FC Porto na Champions.

A equipa comandada por Jorge Jesus já tinha sido elevada à condição de cabeça de série, numa conjugação feliz de resultados na 3.ª pré-eliminatória, que passou, por exemplo, pela eliminação do Ajax, vice-campeão da Liga Europa da época passada. Graças a esse estatuto, ao Steaua de Bucareste juntavam-se o Nice, o Hoffenheim, o Istambul Basaksehir e o Young Boys como potenciais adversários. E quis o destino que fossem os romenos a sair ao caminho dos lisboetas.

Com um passado recente atribulado, que implicou inclusive a mudança de nome para FCSB devido a um diferendo com o poder político, este Steaua está longe da equipa que brilhou na Europa na década de 1980 e se sagrou campeã continental em 1986. Era a era de Duckadam na baliza, de Marius Lacatus ou de Victor Piturca, que constituíam um "onze" capaz de derrubar o Barcelona.

Hoje, o Steaua que goleou o Viktoria Plzen na República Checa (1-4), na ronda anterior, é uma equipa que vive mais das transições ofensivas, especialmente no contexto internacional. Com as saídas dos centrais Wilfred Moke e Gabriel Tamas, os romenos têm no quarteto defensivo provavelmente o sector mais frágil, sendo habitualmente composto por Popescu (à direita) e Júnior Morais (à esquerda), com Balasa e Moncilovic no eixo, à frente do guarda-redes Florin Nita. 

Do meio-campo para a frente, a equipa cresce um pouco de qualidade, impulsionada pelo trabalho defensivo do internacional Pintilii e do veterano português Filipe Teixeira, enquanto Florin Tanase acrescenta alguma fantasia na linha de três que joga atrás do avançado. O 4-2-3-1 habitual do Steaua completa-se com Dennis Man e Constantin Budescu, referência no meio-campo ofensivo que está a contas com uma lesão e em dúvida para o embate com o Sporting. Na sua ausência, Gabriel Enache costuma ser chamado a competir mais à direita, tentando municiar o ponta-de-lança Denis Alibec.

A este play-off que está agendado para 15/16 e 22/23 de Agosto a formação de Bucareste, treinada pelo jovem Nicolae Dica (37 anos), vai chegar com mais seis jogos oficiais disputados do que o Sporting, uma vez que terá seis jornadas do campeonato cumpridas nessa altura, para além dos dois encontros com o Viktoria Plzen, da terceira pré-eliminatória da Champions.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários