Líder do Daesh no Afeganistão morto em bombardeamento dos EUA

Abu Sayed é o terceiro líder do grupo extremista no país a ser morto desde Julho do ano passado.

Foto
Caça F15 da Força Aérea dos EUA sobrevoa o leste do Afeganistão Reuters/Bob Strong

O líder do Daesh no Afeganistão foi morto durante um bombardeamento aéreo norte-americano, revelou o Pentágono. No último ano já foram abatidos três líderes do grupo jihadista, que tem encontrado muitas dificuldades para se expandir no país.

Abu Sayed foi morto na terça-feira na sequência de um ataque contra a sede do Daesh na província de Kunar, no Leste do Afeganistão, em que morreram outros elementos do grupo. “É obviamente uma vitória para nós no objectivo de os combater, esta é a direcção certa”, afirmou o secretário de Estado da Defesa dos EUA, James Mattis, citado pela Reuters.

O actual líder tinha chegado ao poder depois de o seu antecessor, Abdul Hasib, ter sido morto numa operação conjunta entre forças norte-americanas e afegãs, em Abril. Antes disso, em Julho do ano passado, o líder anterior, Saeed Khan, tinha morrido num ataque de um drone.

O Daesh, também conhecido no Afeganistão como Estado Islâmico Khorasan, tem tentado estabelecer-se no país, mas enfrenta vários obstáculos. As forças de segurança afegãs combatem o grupo apoiadas por bombardeamentos norte-americanos e unidades especiais. Mas são os taliban, o grupo extremista que chegou a controlar o país, que tem oferecido mais oposição contra o Daesh.

Os EUA têm intensificado a ofensiva contra o Daesh, com o objectivo, assumido pelo comandante norte-americano no país, general John Nicholson, de expulsar o grupo do Afeganistão até ao final do ano.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários