Fillon organizou encontro entre milionário e Putin, diz Canard Enchaîné

Candidato presidencial terá recebido quase 50 mil euros para mediar reuniões com o líder francês e com o director-geral da Total.

Foto
A candidatura de Fillon está a ser assolada por escândalos EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

O candidato presidencial da direita francesa, François Fillon, terá recebido cerca de 50 mil euros para organizar encontros em 2015 entre empresários do ramo petrolífero e o Presidente russo, Vladimir Putin. A revelação é feita, mais uma vez, pelo semanário satírico Le Canard Enchaîné, que promete mais pormenores na edição que é publicada esta quarta-feira.

O jornal diz que a consultora 2F, para a qual Fillon trabalhava, foi contratada pelo milionário libanês Fouad Makhzoumi, com negócios no ramo das condutas de gás natural, para organizar reuniões com Putin e com o director-executivo da Total, Patrick Pouyanné.

Os encontros aconteceram à margem do Fórum Económico Internacional, realizado em São Petersburgo, em Junho de 2015. E, segundo o Canard, Fillon terá recebido 46 mil euros pagos em duas prestações.

Os laços que unem Fillon ao líder russo são conhecidos. Enquanto foi primeiro-ministro, Fillon deslocou-se várias vezes a Moscovo e também recebeu Putin em Paris, numa altura em que os laços económicos entre os dois países se aprofundaram. Mais recentemente, Fillon tornou-se num dos grandes opositores à aplicação de sanções pela União Europeia à Rússia e tem sugerido uma maior cooperação com Moscovo.

Quanto a Pouyanné, a relação com Fillon é ainda mais próxima. O director-executivo da petrolífera francesa foi chefe de gabinete de Fillon durante os anos 1990 no Ministério dos Correios e das Telecomunicações.

As revelações prometem abalar ainda mais a candidatura de Fillon à presidência, depois do escândalo do alegado emprego fictício que a sua mulher Penelope teve como assistente parlamentar. Tal como agora, também esse caso foi divulgado pelo Le Canard Enchaîné. Desta vez, pelo menos, Fillon não vai ser apanhado de surpresa.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários