Imigração ilegal: Quase metade dos canadianos não concorda com as políticas de Trudeau

Perante uma vaga de imigração gerada após a chegada de Trump à Casa Branca, há mais canadianos a defender o aumento do número de deportações.

Foto
Nos últimos meses, aumento o número de requerentes de asilo oriundos do Médio Oriente e África. Muitos chegam ao Canadá através da fronteira com os EUA. Reuters

Quase metade dos canadianos quer que os imigrantes ilegais que entram no país a partir dos Estados Unidos sejam deportados, e um número semelhante de inquiridos rejeita a forma como o primeiro-ministro Justin Trudeau está a abordar o problema, segundo uma sondagem Reuters/Ipsos publicada esta segunda-feira.

O aumento da entrada de requerentes de asilo oriundos de países africanos e do Médio Oriente tornou-se nos últimos meses numa fonte de controvérsia no Canadá. Tradicionalmente, os partidos canadianos têm apoiado a entrada legal de imigantes.

Porém, a entrada recente de muitas centenas de imigrantes ilegais colocou uma forte pressão sobre o governo liberal de Trudeau - que não está em risco imediato, já que as próximas eleições realizam-se em 2019. O primeiro-ministro é questionado sobre o tema cada vez que vai ao Parlamento, quer por parte dos opositores de esquerda, que querem que mais requerentes de asilo sejam autorizados a entrar, quer por parte dos críticos de direita, que dizem que os imigrantes representam uma ameaça à segurança do Canadá.

Quarenta e seis por cento dos inquiridos discorda com a forma como Trudeau tem lidado com a questão, e 41% concorda com as acções do primeiro-ministro.

Os canadianos parecem estar tão preocupados com a imigração ilegal como os vizinhos dos Estados Unidos, segundo a sondagem realizada entre os dias 8 e 9 de Março. Cerca de 48% dos inquiridos disseram mesmo apoiar "o aumento das deportações das pessoas que vivem ilegalmente no Canadá".

Quando questionados sobre a mais recente vaga de pessoas que atravessa a fronteira, a mesma percentagem, 48%, disse que o Canadá deve "devolver esses migrantes aos EUA". Outros 36% responderam que o Canadá deve aceitar essas pessoas e deixá-las pedir asilo político.

Outros 46% disseram que este aumento de entradas não constitui um problema na segurança, mas 41% dos inquiridos responderam que torna o Canadá menos seguro.

Nos EUA, 50% dos adultos apoiam "o aumento da deportação dos imigrantes ilegais", segundo outra sondagem Reuters/Ipsos realizada nos mesmos dias.

Muitos migrantes ouvidos pela Reuters no Canadá disseram que viviam legalmente nos EUA mas optaram por pedir asilo no Canadá com receio de serem afectados pelas medidas do Presidente Donald Trump contra a imigração.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários