Antigo ministro de Hollande vai candidatar-se à Presidência de França

Emmanuel Macron demitiu-se no início do ano do executivo socialista. Tutelava a Economia.

Foto
AFP/PHILIPPE LOPEZ

Emmanuel Macron vai anunciar esta quarta-feira a sua candidatura à Presidência de França, noticiou a Reuters citando fonte próxima do antigo ministro da Economia francês, numa decisão que tem sido aguardada e que pode perturbar outras campanhas quer à esquerda quer à direita.

Macron, de 38 anos, demitiu-se do Ministério da Economia no início deste ano e iniciou o seu próprio movimento político denominado En Marche (Em Frente): “A decisão foi tomada há muito tempo”, diz a fonte não identificada à agência noticiosa.

Apesar do seu papel recente no Governo socialista de François Hollande e, antes disso, como conselheiro do Presidente francês, Macron não é membro nem filiado do partido. Também não é um político eleito, e os comentadores franceses realçam que a falta do aparelho partidário no seu percurso pode torná-lo num vencedor improvável nas próximas eleições presidenciais.

Porém, como um dos políticos mais populares de França, as suas políticas colocam-no mais ao centro, que é também o terreno de actuação de Alain Juppe, que é, segundo as sondagens, o favorito a vencer as eleições em duas voltas que se realizam nos próximos meses de Abril e Maio.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários