Açores: afluência às urnas menor do que há quatro anos

Até às 11h votaram 7,47% dos eleitores, menos do que os 10,34% de 2012. Acto eleitoral decorre com normalidade.

Foto
ENRIC VIVES-RUBIO

Cerca de 7,47% dos eleitores inscritos para as eleições legislativas regionais dos Açores tinham votado até às 11h locais (mais uma hora em Lisboa), segundo dados da Direcção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP).

No universo de 228.160 eleitores recenseados, votaram cerca de 17 mil pessoas, de acordo com a informação que a DROAP conseguiu recolher àquela hora.

Segundo esta direcção regional, há quatro anos, até à mesma hora, 10,34% dos eleitores tinham exercido o direito de voto nas legislativas regionais.

Nas eleições regionais de 2008, a abstenção registou a maior taxa de sempre neste tipo de sufrágio, com 53,34% dos 192.943 eleitores a não votarem.

Há quatro anos a abstenção situou-se nos 52,14%.

As eleições legislativas regionais dos Açores decorrem com “tranquilidade absoluta” e sem queixas ou incidentes, disse à agência Lusa o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) no arquipélago.

Segundo José Vicente, “o acto eleitoral está a decorrer com tranquilidade absoluta”, não havendo registo de queixas, nem incidentes.

Nas eleições de hoje, os votantes vão escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições legislativas regionais, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Sugerir correcção
Comentar