Sofia Alves é a nova cara da Comissão Europeia em Portugal

Jurista trabalhou com Joaquin Almunia e Moura Ramos. Era chefe de gabinete da Autoridade da Concorrência desde Maio de 2015.

Foto
Comissão Europeia analisa cumprimento das condições do programa de ajustamento Pedro Cunha

Chama-se Sofia Colares Alves a nova chefe de Representação da Comissão Europeia em Lisboa, uma espécie de “embaixadora” da UE em Portugal, cuja missão essencial é ser o rosto da comissão junto das autoridades nacionais e, ao mesmo tempo, informar esta estrutura europeia sobre as evoluções significativas do país.

Jurista, de 45 anos, Sofia Alves tem “uma experiência de mais de vinte anos no domínio dos assuntos europeus e internacionais”, anuncia a nota da CE que dá conta da nomeação. Funcionária da estrutura desde 2003, na área da política da concorrência, começou por desempenhar funções na Comissão na unidade Transportes da Direcção-Geral (DG) da Concorrência, depois de ter trabalhado como referendária na secção do juiz Moura Ramos, no Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias, no Luxemburgo.

A partir de 2010 e durante três anos, foi membro do gabinete do antigo vice-presidente da Comissão Joaquín Almunia, ao qual prestou aconselhamento em matéria de cartéis, política anti-trust e controlo das concentrações nos sectores farmacêutico, dos transportes, da agricultura e da alimentação e da indústria transformadora. Em 2013 foi nomeada chefe de unidade na DG Concorrência, tendo sido responsável pela coordenação do trabalho das autoridades nacionais de concorrência no âmbito da aplicação da legislação da UE no domínio anti-trust.

Desde Maio de 2015 estava destacada para a Autoridade da Concorrência, como chefe de gabinete do Conselho, o órgão máximo deste regulador.

Sofia Alves, que começou a sua carreira como assistente no departamento de Direito do Colégio da Europa, em Bruges, onde obtivera o mestrado de Estudos Jurídicos europeus, inicia este sábado as suas novas funções, na representação da CE em Portugal. “As representações são os olhos, os ouvidos e a voz da Comissão no terreno em todos os Estados-Membros da UE”, explica a nota informativa. A sua missão é interagir com as autoridades nacionais e as partes interessadas e informar os meios de comunicação social e o público sobre as políticas da UE. 

Desde o início da Comissão Juncker, os chefes das representações têm sido nomeados pelo presidente da CE. Mas em Lisboa, o lugar estava a ser ocupado interinamente, desde o início do ano, por João Tatá dos Anjos, desde a aposentação de Maria d’Aires Soares, que tinha sido nomeada para o cargo em Maio de 2014.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários