Ikea pede aos clientes que devolvam cancela de segurança para crianças

Em causa estão as grades de segurança Patrull, entretanto retiradas do mercado por razões de segurança.

Foto
À empresa chegaram queixas e relatos de incidentes com a cancela DR

O gigante sueco de mobiliário e decoração Ikea está a pedir aos clientes que devolvam uma cancela de segurança para crianças comercializada nas suas lojas. Em causa estão as grades de segurança Patrull, que podem ter um fecho da grade de segurança que abre inesperadamente.

Os clientes que tenham adquirido esta cancela devem entregá-la na loja Ikea mais próxima, onde serão reembolsados na totalidade. Não é necessária a apresentação do comprovativo de compra, esclarece a empresa.

As queixas chegaram um pouco de todo o mundo, “tendo havido casos de incidentes”, indica a companhia em comunicado. Na sequência destas queixas, foi feita uma avaliação de segurança por uma entidade externa, que a Ikea não nomeia, e que concluiu que os “mecanismos de fecho não são suficientemente fortes”.

A empresa destaca, no entanto, que todos os artigos foram testados “em conformidade com os padrões de segurança aplicáveis e de acordo com a legislação em vigor.”

Como medida de prevenção, a Ikea tirou do mercado estas e outras grades de segurança da gama Patrull (Patrull Klämma e Patrull Fast).

Esta não é a primeira vez que produtos do grupo sueco são retirados do mercado. Em Fevereiro deste ano, a Ikea pediu aos clientes a devolução dos candeeiros Hyby, Lock e Rinna e, em Outubro de 2015, recomendou a devolução de luzes de presença para crianças, também da gama Patrull.

 

Sugerir correcção
Comentar