Open House Lisboa abre edifícios pela primeira vez no Verão

Evento decorre durante dois dias de Julho.

Foto
A edição do ano passado da Open House Lisboa, organizada pela Trienal de Arquitectura Lisboa: Palácio dos Coruchéus. Rui Gaudêncio

A 5.ª edição do Open House Lisboa vai decorrer este ano pela primeira vez no Verão, abrindo ao público edifícios de referência da arquitectura da capital a 2 e 3 de Julho, anunciou esta terça-feira a organização.

Desde 2012 a decorrer durante o Outono em Lisboa, a iniciativa acontece este ano no Verão, segundo a Trienal de Arquitectura de Lisboa, o que "permitirá alargar os horários das visitas e as atividades paralelas que integram o programa".

Durante um fim de semana, a organização, feita em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) vai propor visitas a edifícios de valor arquitectónico e cultural de referência na capital.

Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios e alguns espaços habitualmente fechados ao público são abertos durante o Open House, alguns deles de forma excepcional, para as visitas livres ou guiadas por especialistas.

No ano passado, registou-se, segundo a organização, o maior número de participantes, com 17.747 visitantes nos 70 espaços propostos.
 
 A iniciativa foi lançada em Londres, em 1992, pela arquitecta e curadora britânica Victoria Thornton, e já passou por cidades como Oslo, Nova Iorque, Roma, Helsínquia, Praga, e Buenos Aires. 

Sugerir correcção
Comentar