Câmara de Matosinhos planta árvores em vários pontos do concelho

Entre as espécies a serem plantadas encontram-se medronheiros, pilriteiros, carvalhos alvarinho, bétulas, sobreiros, freixos e tamargueiras.

Foto
Na passada sexta-feira decorreu a plantação de 740 árvores no Parque da Ciência Paulo Pimenta

A Câmara de Matosinhos anunciou em comunicado, esta terça-feira, que iria proceder à plantação de árvores em vários pontos do concelho. Os objectivos passam pela recuperação de áreas degradadas, pela promoção da biodiversidade e melhoria da paisagem. A iniciativa, sob a tutela do pelouro do Ambiente, vai dar em continuidade aacções anteriores. 

O plano, que se antevê estar concluído até ao final deste mês, prevê a plantação de 1300 árvores na via pública de Matosinhos. Este acréscimo no número total de árvores será posto em prática com novos planos de ajardinamento e quer beneficiar vários arruamentos. Só com o intuito de preencher falhas existentes, serão 287 árvores a serem plantadas por várias uniões de freguesia do concelho.

Para este propósito, a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo vai receber o maior número de plantações, com 100 árvores, seguida da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira com cerca de 90. As de São Mamede e Senhora da Hora assim como a de Custóias, Leça de Balio e Gufões vão receber mais de 60 e perto de 30, respectivamente.

Entre as espécies autóctones – isto é, originárias de Portugal – a serem plantadas encontram-se medronheiros, pilriteiros, carvalhos alvarinho, bétulas, sobreiros, freixos e tamargueiras.

A Câmara de Matosinhos tem promovido este tipo de iniciativas não só como uma forma de tentar tornar o concelho mais verde mas também por ser parceira no projecto "O Futuro", que quer plantar um total de 100 mil árvores na área metropolitana do Porto.

No âmbito deste projecto, já foram plantadas árvores em diversos locais como a Mata de Real, as encostas junto à Ponte do Carro, nas margens do Rio Leça e ainda no Parque da Ciência (antigo aterro municipal). Neste último, realizou-se na passada sexta-feira a plantação de 740 árvores. Durante este mês, cerca de 90 árvores vão ser plantadas na Mata junto à Alameda Água Viva.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar