Elevador de Santa Justa, em Lisboa, restaurado até ao início do próximo ano

O Elevador de Santa Justa, um dos monumentos mais visitados do país, foi inaugurado a 10 de Julho de 1902.

Foto
Miguel Manso

O restauro do Elevador de Santa Justa, em Lisboa, deverá estar completo no início do próximo ano, depois da última fase das obras de reabilitação, que estão agora no início, revelou nesta quinta-feira fonte da empresa responsável pela empreitada.

A obra de reabilitação e de conservação do elevador de Santa Justa, o único elevador vertical em Lisboa que presta um serviço público, sob alçada da Carris, começou em 2012, com o arranjo do passadiço, representando um investimento total de 600 mil euros.

Em Julho do ano passado iniciou-se a primeira fase da empreitada de reabilitação da torre, que durou nove meses e terminou já este ano.

“A empreitada do ano passado correspondeu à reabilitação das fachadas nascente e sul. Esta obra que está agora a iniciar é a reabilitação das outras duas fachadas. Isto para garantirmos que o elevador está sempre em funcionamento”, explicou Marta Pericão, responsável pelos serviços de engenharia do ISQ (Instituto da Soldadura e Qualidade), que realiza a obra.

A reabilitação das duas últimas fachadas “será mais rápida, porque já estamos pré-avisados com algumas das dificuldades que tivemos de ultrapassar na empreitada que acabou e contamos que a empreitada demore seis meses”, acrescentou.

O ISQ tem acompanhado intervenções em diversas estruturas centenárias em todo o país, “muitas delas com grande complexidade” para salvaguardar o património, nomeadamente a ponte centenária de Eiffel em Viana do Castelo, em aço, e também o alargamento e a instalação do caminho-de-ferro da Ponte 25 de Abril, por exemplo.

De acordo com Marta Pericão, estes trabalhos “exigem conhecimento, mas também grande sensibilidade”.

“São obras complexas. Antes de as realizar na própria estrutura fizemos uma série de ensaios. Alguns dos elementos estavam partidos e foram repostos com materiais encontrados no local. Quando isto não foi possível, recorreu-se a uma das fundições mais antigas e voltámos a fazer com os materiais em falta, com a maior precisão possível”, disse.

O Elevador de Santa Justa, um dos monumentos mais visitados do país, foi inaugurado a 10 de Julho de 1902.

O elevador, um trabalho do arquitecto Raoul Mesnier du Ponsard, apresenta uma estrutura de ferro fundido, enriquecido com trabalhos em filigrana.

Em 2002 foi classificado como Monumento Nacional.

Sugerir correcção
Comentar