Cavaco leva empresários à Bulgária e à Roménia

Visita de Estado inclui representantes de 24 empresas de sectores diversos.

Foto
Cavaco Silva afirmou estar "descontraído" com o actual cenário político em Portugal ENRIC VIVES RUBIO

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inicia na segunda-feira uma visita de Estado de dois dias à Bulgária, seguindo depois para a Roménia, sempre acompanhado por uma delegação empresarial de mais de 20 empresários.

Estes representam 24 empresas, de sectores como a construção, moldes, consultadoria, energias renováveis, vinhos, azeite. Na comitiva seguem igualmente os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia.

O primeiro ponto da agenda em Sófia é a cerimónia oficial de boas-vindas, com Cavaco Silva a ser recebido pelo Presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, com honras militares. Os dois chefes de Estado terão depois um encontro e darão uma conferência de imprensa conjunta.

À tarde, o Presidente português visita a Igreja Boyana e ao Museu Nacional de História, terminando o primeiro dia da deslocação, que se realiza a convite do chefe de Estado búlgaro, com um jantar oferecido por Rosen Plevneliev.

Na terça-feira, o primeiro ponto da agenda será a abertura do Fórum Empresarial Bulgária-Portugal, que contará com a presença dos chefes de Estado dos dois países. Nessa ocasião será assinado o acordo de constituição da Câmara de Comércio Portugal-Bulgária.

Do fórum empresarial, a comitiva presidencial partirá para a Assembleia Nacional, onde Cavaco Silva se irá encontrar com a presidente daquele órgão, seguindo depois para o Conselho de Ministros, onde se irá reunir com o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov.

À tarde, Cavaco irá agraciar personalidades búlgaras na Universidade de Sófia, seguindo-se depois um concerto de fado de Ana Moura.

Na quarta-feira, é a vez da visita oficial à Roménia, país que está neste momento a atravessar uma crise política, depois de na semana passada o Ministério Público anticorrupção (DNA) ter tornado públicas as suas acusações contra o primeiro-ministro social-democrata, Vitor Ponta, que está a ser investigado por cumplicidade de evasão fiscal e branqueamento de dinheiro na época em que era advogado, entre 2007 e 2011.

Segundo a Lusa soube junto da Presidência da República portuguesa, esta crise política em nada afecta a visita de Cavaco Silva, já que o que está em causa são as relações entre os dois Estados.

Assim, em Bucareste, o Presidente da República será recebido pelo seu homólogo romeno, Klaus Werner Iohannis, com quem dará depois uma conferência de imprensa conjunta. À tarde, Cavaco Silva irá ainda encontrar-se com o presidente do Senado e o presidente da Câmara dos Deputados, terminando o dia com jantar oferecido pelo Presidente da Roménia.

No último dia da viagem, Cavaco Silva abrirá o Fórum Empresarial Roménia-Portugal, encontrando-se de seguida com o primeiro-ministro Vitor Ponta. À tarde, Cavaco Siva encerrará o colóquio "Portugal e Roménia: um eterno retorno", organizado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, onde terá oportunidade de entregar diplomas a tradutores e editores romenos.

Segue-se uma visita ao local de construção do Park Lake Plaza, um empreendimento da Sonae Sierra que constitui um investimento de 180 milhões de euros. O futuro centro comercial que está a ser construído pela Sonae Sierra e será também gerido pela empresa portuguesa, terá cerca de 200 lojas e mais de dois mil lugares de estacionamento, estando a sua inauguração prevista para 2016.

A visita de Estado à Roménia, que se realiza a convite do Presidente romeno, terminará com um concerto de fado de Ana Moura e uma recepção em honra de Klaus Werner Iohannis.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários