Investidor quer comprar e modernizar o shopping Brasília no Porto

Lojas do centro comercial pertencem a diferentes proprietários e o novo projecto implica a concordância de todos em vender

Foto
Manuel Roberto

Há um investidor interessado em adquirir, recuperar e modernizar o shopping Brasília, no Porto, que foi o primeiro empreendimento comercial do género no país. Os proprietários das lojas foram informados, esta sexta-feira, das "condições financeiras e temporais" da compra, revelou à Lusa a representante legal do investidor.

Em declarações à Lusa, a advogada Paula Henriques Lourenço, da sociedade de advogados Telles de Abreu, explicou que a intenção do cliente, que para já "não quer apresentar-se", é a "reestruturação e reabilitação total" do espaço "devoluto" para o transformar num centro comercial "moderno", de acordo com um projecto a "apresentar e articular" com a autarquia e com o condomínio, desde que os 150 proprietários das 230 fracções aceitem vendê-las.

"A condição essencial [para o projeto avançar] é a compra de todas as fracções. O investidor está interessado em comprar a totalidade das fracções do Brasília. Isto torna este processo um grande desafio", notou a advogada, assegurando quec sem a venda de todos os donos de espaços comerciais no centro comercial, o negócio não avança.

De acordo com a advogada, os proprietários vão ficar a conhecer "a proposta de compra" com as respectivas "condições financeiras e temporais", sendo-lhes apresentado "um prazo razoável" para decidirem se aceitam ou não a oferta. "Até agora, as cerca de duas dúzias de proprietários que entraram em contacto connosco mostraram-se favoráveis", adiantou Paula Henriques Lourenço.

"O investidor está confiante de que é possível e que o centro comercial poderá vir a ser extraordinário, até pela sua localização, no centro do Porto, que lhe dá imenso potencial", acrescentou.

Questionada sobre os detalhes do projecto e a possibilidade de ter luz verde da Câmara do Porto para o levar avante, a advogada explicou que tal apenas será tratado numa fase posterior, depois de haver certezas de aquisição de todas as fracções do primeiro centro comercial do Porto, que serviu de inspiração à letra da música "A Rapariguinha do Shopping", cantada por Rui Veloso.

"Do ponto de vista do licenciamento urbanístico [o projecto] é possível. Claro que, do ponto de vista do detalhe, terá de ser tratado em articulação com a câmara e o condomínio", notou.

Sugerir correcção
Comentar