Devendra Banhart e Andy Cabic regressam para partilhar canções

Os dois músicos juntam-se em palco para concertos intimistas, trocando canções e harmonias entre si. A 27 de Maio em Espinho, dia 29 de Maio em Lisboa.

Foto
Andy Cabic e Devendra Banhart DR

Há dois anos Devendra Banhart regressou a Portugal para apresentar Mala, álbum em que o rosto e voz da renovação folk do início deste século recuperou uma inspiração e prazer na criação que andavam arredadas da sua obra recente.

Devendra Banhart está de volta, mas não virá sozinho. O concerto não é só dele. Devendra Banhart tocará com Andy Cabic, o homem que conhecemos através dos Vetiver, outro artesão da folk americana. Os concertos estão marcados para 27 de Maio no Auditório de Espinho e para 29 de Maio na Sociedade de Geografia de Lisboa

Serão dois concertos especiais. Banhart e Cabic são velhos conhecidos, habituados a trocarem canções e a partilharem harmonias vocais desde o tempo em que as suas carreiras eram praticamente inexistentes. Conheceram-se em 2001 em São Francisco e têm sido próximos desde então. A ideia da digressão em dueto (ninguém mais os acompanhará em palco) surgiu precisamente da vontade de regressar ao início e escapar à tensão e às pressões das longas tournées a que hoje estão habituados.

Quando tiveram a ideia de subir a palco na Califórnia para tocar as canções um do outro, decidiram que teriam que escapar aos locais habituais da costa oeste americana. Foi exactamente isso que fizeram. Tanto que a primeira digressão enquanto dupla não teve lugar na Califórnia, nem sequer nos Estados Unidos. O início: Devendra Banhart e Andy Cabic em Tóquio. Depois, em Outubro do ano passado, mantendo o desejo de privilegiar espaços menos habituais no seu percurso, viajaram pela Califórnia.

Agora, dez anos depois de terem fundado a editora Gnomonsong, na qual acolheram o primeiro álbum a solo de Jana Hunter ou o veterano Michael Hurley, vamos ter a oportunidade de ver a que concerto conduz este desejo de partilha musical de uma forma mais modesta em aparato e mais íntima na apresentação. Em Maio, quando passarem por Portugal, já conheceremos novas canções de Andy Cabic. Os Vetiver lançam novo álbum, “Complete Strangers”, no final de Março. Teremos dois meses para nos familiarizarmos com elas, antes de ver o que lhes acrescentará a presença de Devendra.

 

Sugerir correcção
Comentar