Encontrada legionella no Hospital de Bragança

A presença de legionella foi detectada na água do Hospital de Bragança, mas de imediato foram "tomadas as medidas necessárias" e não há registo de casos de doença, avançou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste esta sexta-feira, em comunicado.

Foto
Muitos concelhos continuam a subsidiar o preço da água Foto: Paulo Ricca

Foi detectada a presença da bactéria legionella no Hospital de Bragança sem que tenham, no entanto, sido encontrados infectados pela doença. O caso foi divulgado pela Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS do Nordeste), que integra aquela unidade hospitalar.

“Na sequência da monitorização periódica efectuada regularmente à qualidade química e biológica da água, foi identificada na última avaliação, ontem, dia 5 de Fevereiro, na Unidade Hospitalar de Bragança, a presença de Legionella Pneumófila Serotipo 1”, lê-se no comunicado divulgado pela administração da ULS nesta sexta-feira.

De acordo com o texto, face ao resultado da análise feita, foram tomadas “de imediato todas as medidas necessárias – e em conformidade com as orientações emanadas pela Direcção-Geral da Saúde – no sentido da erradicação daquele agente”.

O comunicado deixa ainda a garantia de que “a situação tem sido acompanhada pela Autoridade de Saúde Pública, em conjunto com técnicos especializados nesta matéria”.

A ULS do Nordeste garante que “não foram registados casos de doença” e que “a situação encontra-se, de momento, regularizada”.

Em 2011, três doentes foram infectados e dois acabaram por morrer vítimas da bactéria detectada numa ala do quarto piso do edifício hospitalar. Naquela ocasião também foi detectada a presença de legionella pneumophila na água do Hospital de Bragança, que procedeu à desinfecção através da injecção de água a alto impacto nas canalizações e com cloro e lixívia.

Sugerir correcção
Comentar