Arcebispo Desmond Tutu afasta-se da vida pública

Prémio Nobel da Paz inicia novo tratamento a um cancro diagnosticado há 15 anos.

Foto
Desmond Tutu numa celebração de 20 anos de liberdade na África do Sul, em Abril AFP/JENNIFER BRUCE

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prémio Nobel da Paz em 1984, anunciou o cancelamento de todas as suas deslocações e compromissos marcados até ao final do ano, para poder concentrar as suas energias no combate ao cancro que lhe foi diagnosticado já há 15 anos.

Através de um comunicado emitido pela sua fundação, Desmond Tutu, de 83 anos, confirmou o afastamento da vida pública, tornado necessário por causa do início de “um novo tratamento ao cancro na próstata com que vive há 15 anos”. No ano passado, o arcebispo esteve hospitalizado por causa de uma infecção persistente – exames médicos divulgados nessa altura não indicaram nenhum novo episódio maligno.

Tutu – que segundo a descrição da AFP se tornou na “consciência moral da África do Sul” – já está oficialmente reformado das suas funções, mas continua activo, participando em inúmeras iniciativas que estão ligadas ao combate à desigualdade e intolerância e à promoção da justiça social.  Entre os compromissos que foi forçado a cancelar, encontrava-se uma cimeira de laureados com o Nobel da Paz, em Roma, na próxima semana.

 

Sugerir correcção
Comentar