The Spaceape: morreu o poeta e cantor do dubstep

O inglês era conhecido pelas colaborações com músicos das electrónicas urbanas como Kode9 ou Burial.

Foto

O cantor, performer e poeta inglês Stephen Samuel Gordon, mais conhecido por The Spaceape, morreu esta quinta-feira, segundo a sua editora, a Hyperdub. Há cerca de cinco anos que lutava contra uma forma rara de cancro, segundo o comunicado da editora britânica, deixando a sua mulher, Luciana, e uma filha, Cleo.

O cantor-declamador haveria de ficar conhecido a meio dos anos 2000 quando lançou, em parceria, dois magníficos álbuns com Steve Goodman, mais conhecido por Kode9 – Memories Of The Future de 2006 e Black Sun de 2011, marcados por uma sonoridade obscurecida e electrónica, onde sobressaía a voz de Spaceape, profunda e declamada, expressando líricas apocalípticas.

No final de 2006 a dupla haveria de actuar em Lisboa, no MusicBox, naquela que haveria de ser uma das primeiras noites dedicadas ao movimento urbano dubstep, assente numa música onde prevalecem os subgraves, com influências de outras tipologias musicais, do dub ao drum & bass.

Mas as suas colaborações estenderam-se por entre um leque variado de músicos conotados com as linguagens mais urbanas da electrónica, como Burial, Bug, Martyn, Junior Boys ou Jerry Dammers. Recentemente havia lançado mais uma colaboração com Kode9, na forma do EP Killing Season, que inclui o tema The devil is a liar, filmado em Julho último, e que pode ser visto em baixo.

Sugerir correcção
Comentar