Nome de comissário para a Bienal de Veneza conhecido em Outubro

Solução para Veneza já foi escolhida pela direcção-geral das Artes. Falta escolher o artista e conhecer o valor do orçamento para 2015

Foto
Samuel Rego, director-geral das Artes enric vives-rubio

Samuel Rego disse ao PÚBLICO que a Direcção-Geral das Artes já escolheu o modelo que será aplicado para a selecção do artista que representará Portugal na Bienal Internacional de Artes de Veneza de 2015, dedicada às artes plásticas. Em Outubro será anunciado o nome do comissário que depois será responsável pela selecção do artista plástico que se segue a Joana Vasconcelos, em 2013, encerrando assim a polémica sobre a escolha directa do nome do artista pela Secretaria de Estado da Cultura.

"Fomos à procura de uma fórmula mais democrática e transparente", refere o director-geral das Artes. Em Outubro será também conhecido o orçamento da participação portuguesa, que continua sem ter um espaço de apresentação na mais importante manifestação internacional do sector. O director-geral das Artes acredita que, apesar das limitações financeiras, “ainda podemos ir mais longe”.

Em 2013, a solução passou por um pavilhão flutuante, hoje atracado na Ribeira das Naus, em Lisboa e este ano, na bienal equivalente dedicada à arquitectura, também em Veneza, a presença portuguesa consistiu num jornal em inglês.

Sugerir correcção
Comentar