Fim-de-semana prolongado vai ser de calor

Previsões do IPMA apontam o Alentejo como a zona mais quente de Portugal continental.

Foto
Este fim-de-semana registaram-se temperaturas máximas superiores ou iguais a 35 graus em cerca de 60% do território português. Kieran Doherty/Reuters

Os termómetros vão finalmente ultrapassar os 30º Celsius nos próximos três dias. Em pleno fim-de-semana prolongado, as temperaturas vão rondar os 35º no Alentejo, a região mais quente de Portugal continental, mas os distritos de Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Faro e Castelo Branco também vão destacar-se pelo calor, até domingo.

Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), indica que sexta-feira, sábado e domingo o céu estará limpo no continente, haverá vendo fraco a moderado, sendo que, “gradualmente, a partir de sábado e domingo, vai ocorrer uma diminuição do vento litoral oeste”. O vento será então substituído “pelo efeito brisa” e dá-se uma subida da temperatura máxima, mais significativa no litoral Norte e Centro, adianta.

A meteorologista diz que, para já, apenas é possível fazer uma análise em tempo real do que poderá estar a provocar estas ligeiras oscilações das temperaturas máximas. “Há uma razão principal que é a posição do anticiclone nos Açores. A sua posição não tem estado onde costuma durante muitos dias seguidos. A posição tem que estar em média mais a sul. A influência de massas do ar do Atlântico predomina”. Combinados estes factores, as temperaturas diminuem ou aumentam alguns graus Celsius mas não há diferenças muito acentuadas.

O IPMA prevê, assim, que os distritos de Évora e Beja liderem nas temperaturas mais elevadas, situação que se irá manter esta sexta-feira, sábado e domingo, e praticamente toda a próxima semana. Em Évora, os termómetros vão oscilar nos próximos três dias entre os 34º e os 35º, havendo a previsão de uma ligeira descida da temperatura para os dias seguintes mas sempre perto dos 30º. O mesmo acontece no distrito alentejano de Beja. As máximas vão variar entre os 35º e os 36º e até ao final da próxima semana os termómetros vão manter-se acima dos 30º.

Mais a Norte, o distrito de Braga será também marcado pelo calor e, até domingo, as temperaturas máximas não vão sair dos 31º. No Porto, o IPMA não prevê que as máximas cheguem aos 30º mas por pouco. As previsões aproximam-se dos 28º a 29º.

Castelo Branco também entra na tabela dos distritos mais quentes neste fim-de-semana prolongado, com temperaturas acima dos 30º, com máximas entre os 33º e os 34º , valores que devem manter-se até quarta-feira.

No distrito de Lisboa, os termómetros vão marcar temperaturas certas de 30º até domingo, mas a partir de segunda-feira regressa a máximas mais amenas, entre os 23º e os 25º.

Descendo até ao Algarve, os próximos dias serão indicados para idas a banhos nas praias do Sul do país. Sexta-feira arranca com 29º, que sobem até aos 31º no domingo.

O IPMA informa ainda que todas as regiões do país, à excepção de Ponta Delgada, nos Açores, apresentam esta quinta-feira risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta. Recomenda-se o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar. A exposição solar é desaconselhada para crianças e idosos.

Sugerir correcção
Comentar