Vinte e um retratos inéditos do milénio português

Foto

José da Cruz Santos diz que com esta edição quer “homenagear os quarenta anos de Abril”

21 Personalidades dos Séculos XX-XXI escolhem as Vinte e Uma Personalidades Portuguesas do Milénio. O título é por extenso, e mais extensa ainda é a enumeração dos intervenientes nesta nova edição da Modo de Ler de José da Cruz Santos.

Trata-se de revisitar a História de Portugal convocando algumas das suas figuras mais notórias através do olhar de outras tantas personalidades do tempo actual. Assim, José Mattoso fala de Afonso Henriques, e Carlos do Carmo de José Saramago, nos topos de uma enumeração cronológica, que contempla também Pedro Hispano (Maria Helena da Rocha Pereira), Infante D. Henrique (Eduardo Lourenço), Nuno Gonçalves (Nikias Skapinakis), D. João II (Mário Soares), Garcia de Orta (Maria de Sousa), Fernão Mendes Pinto (António Borges Coelho), Luís de Camões (Vasco Graça Moura), Prior do Crato (Urbano Tavares Rodrigues), Padre António Vieira (Marcelo Rebelo de Sousa), Ribeiro Sanches (Sobrinho Simões), Mouzinho da Silveira (Freitas do Amaral), Almeida Garrett (Miguel Veiga), Alexandre Herculano (Guilherme d’Oliveira Martins), Teixeira de Pascoaes (Manoel de Oliveira), Aristides de Sousa Mendes (Rui Vieira Nery), Fernando Pessoa (Eduardo Souto de Moura), D. António Ferreira Gomes (D. Januário Torgal Ferreira), Álvaro Cunhal (Carlos Carvalhas) e Agustina Bessa-Luís (Mário Cláudio).

Para organizar editorialmente este mosaico de retratos de “21 notáveis portugueses”, Cruz Santos convidou Valdemar Cruz, jornalista do Expresso e autor do livro O Que a Vida me Ensinou (ed. Temas e Debates, 2007), também uma recolha de testemunhos cujo registo de algum modo se assemelha à presente edição. Esta “espantosa viagem pelo imenso mar de narrativas contidas numa certa maneira de ser português”, como a apresenta o jornalista, é introduzida por um prefácio do General Ramalho Eanes, que a valoriza considerando que “é em épocas críticas, em que tudo parece perigar, tornar-se incerto, desagregar-se, que importa, mais do que nunca, revisitar filosoficamente o passado”.

21 Personalidades dos Séculos XX-XXI escolhem as Vinte e Uma Personalidades Portuguesas do Milénio vai ser lançado em Maio, em data ainda a determinar. José da Cruz Santos – que o ex-Presidente Ramalho Eanes relembra tratar-se de “um inventor de livros” – diz que com esta sua nova edição quer “homenagear os quarenta anos de Abril e todos aqueles que tornaram possível essa data libertadora e os que ao longo destes quarenta anos nunca desistiram nem a traíram”. 

Sugerir correcção
Comentar