Semana de José Saramago arranca hoje em Nova Iorque

Foto
Pilar del Río vai estar presente em Nova Iorque na semana de homenagem ao escritor Reuters

Homenagem termina com a exibição de "José & Pilar" no MoMA

O Nobel da Literatura terá uma retrospectiva em Nova Ioque, que contará com sessões de cinema, conversas e debates, exposições, concertos e leituras de excertos das obras do escritor. A Semana de José Saramago em Nova Iorque, organizada pelo Arte Institute e pela Fundação José Saramago, acontece entre hoje e o dia 1 de Novembro.

Um dos destaques da homenagem ao escritor português é a exibição do filme José & Pilar, candidato a uma nomeação para os Óscares na categoria de melhor filme estrangeiro, no dia 1 de Novembro no Museu de Arte Moderna (MoMA). A exibição será seguida de um jantar no restaurante português Alfama.

Para esta quarta-feira está agendado um jantar de abertura da Semana de José Saramago em Nova Iorque, que contará com a presença da companheira do escritor e presidente da fundação, Pilar del Río.

Na quinta-feira, Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme que é candidato a uma nomeação para os Óscares, estará na Rooster Gallery para uma conversa com o público, numa sessão de perguntas e respostas.

No mesmo dia terá lugar uma Mostra de Cinema Ibérico, no Anthology Films Archives, com a apresentação de curtas-metragens portuguesas e espanholas.

A galeria Sonnabend, dirigida pelo galerista de origem portuguesa António Homem, também se associa à iniciativa, com uma tertúlia dedicada a José Saramago, no dia 30, domingo.

Concerto de Noiserv

Na segunda-feira, realiza-se um concerto de Noiserv, projecto de David Santos (que compôs a banda sonora do filme) no restaurante português Pão.

Na Rutgers University, em Nova Jérsia, visitada por Saramago há dez anos, o Departamento de Espanhol e Português irá mostrar excertos do documentário José & Pilar e estarão presentes a companheira do escritor e Miguel Gonçalves Mendes.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Homenagem a José Saramago integra o senador luso-americano Jack Martins, o galerista António Homem e a actriz Daniela Ruah, entre outras personalidades.

Criada em Abril deste ano, a organização sem fins lucrativos Arte Institute realizou no passado Verão um Festival de Cinema Português em Nova Iorque (NY Portuguese Short Film Festival), com dezenas de curtas-metragens, a par de mostras de artes plásticas e música portuguesa ("Summer Nights Series").

Sugerir correcção
Comentar