Um punk histórico, o jazz de hoje e o Samuel Úria de há uma década - tudo na ZDB

Foto

O histórico Mike Watt trará os Missingmen para o seu concerto de 7 de Março

Mike Watt, fundador dos seminais Minutemen e Stooges honorário já no século XXI, chegará com os seus Missingmen. O saxofonista Ken Vandermark e o baterista Paal Nilssen-Love subirão juntos a palco e, como habitualmente, será um prazer vê-los. E curiosidade em alta para ver o que fará Samuel Úria num concerto fora do normal: vai reinterpretar o velhinho O Caminho Ferroviário Estreito, editado originalmente em 2003. Ah, e Thurston Moore, que nos habituámos a encontrar a intervalos cada vez mais curtos, estará de volta. É marcar na agenda — são os concertos da Zé dos Bois, em Lisboa, para os próximos meses.

O guitarrista e vocalista Mike Watt trará o seu rock’n’roll directo, de concisão punk e vistas largas (Hyphenated-man, editado em 2011 é classificado por Watt como um ópera-punk inspirada na pintura de Bosch), para o concerto com os Missingmen a 7 de Março. Ken Vandermark & Paal Nilssen-Love, nomes de destaque do cenário jazz mais progressista que, em duo, já nos ofereceram álbuns como Dual Pleasure, actuarão uma semana depois, a 14 (no dia seguinte actuarão no Porto, em local a anunciar, e a 22, estarão, enquanto Lean Left, ou seja, transformados em quarteto com a inclusão de Terry Ex e Andy Moor, no Festival Internacional de Jazz de Portalegre). Thurston Moore, por sua vez, regressa para um concerto diferente: uma matinée, dia 30 de Março, com banda acompanhante formada por Gabriel Ferrandini, Rui Nogueiro e Pedro Gomes. Ainda em Março, Norberto Lobo & João Lobo apresentam, a 8, o concerto cancelado no início deste mês. 

Antes, em Fevereiro, destaque para o concerto de Sei Miguel, dia 8, que marcará o início de uma nova fase no seu percurso, marcado pelo trompete (o músico será acompanhado pelo percussionista César Burago), para a presença a solo de Scott Kelly, vocalista dos experimentalistas do metal Neurosis, dia 12 (um dia depois de actuar no Plano B, no Porto), e para a actuação do guitarrista japonês Tetuzi Akiyama, dia 26. A 22, Samuel Úria regressa às canções de Caminho Ferroviário Estreito. E, entretanto, poderemos ter a sorte de ver marcado novo concerto português de Dirty Beaches (aliás Alex Zhang). O músico canadiano de origem taiwanesa, autor de Badlands e Drifters / Love Is The Devil, está neste momento e a viver em Lisboa, numa residência de criação na ZDB, e não será surpreendente que escolha uma dia para mostrar em concerto o que vai fazendo entre portas.

Sugerir correcção
Comentar