Centenas de desaparecidos em naufrágio de ferry no Bangladesh

Pelo menos 200 passageiros seguiam a bordo da embarcação que circulava no rio Meghna, perto da capital, Daca.

Foto
Um naufrágio em 2005; o ferry levava 500 pessoas a bordo AFP

Um ferry apanhado numa tempestade, com cerca de 200 passageiros a bordo, naufragou nesta quinta-feira no Bangladesh. Há, para já, 12 mortos confirmados mas centenas de desaparecidos.

"Estamos a receber números contraditórios sobre o número de passageiros, mas podemos dizer que eram entre 200 e 350", disse à AFP o responsável pela administração da província de Munshiganj, Saiful Hasan. A Reuters adianta já terem sido encontrados 12 corpos e a polícia diz que pelo menos 40 pessoas nadaram até à costa. 

O acidente teve lugar a cerca de 50km de Daca, a capital, quando o navio Miraj-4 se virou no rio Meghna, devido aos ventos muito fortes e à chuva."O ferry está completamente afundado", adiantou o responsável pela polícia local, Ferdous Ahmed.

A maioria dos passageiros eram pessoas que trabalhavam na capital e estudantes que regressavam a casa, a Shariatpu para passar o fim-de-semana - que começa na sexta-feira, dado que o Bangladesh é um país muçulmano. 

No Bangladesh, onde as embarcações são o meio de transporte mais usado pelas populações rurais, os acidentes fluviais são muito frequentes, sobretudo devido às tempestades da época da manção. Os especialistas em segurança denunciam com frequência a falta de condições das embarcações que, muitas vezes, levam excesso de passageiros e peso. 

Em 2012, 150 pessoas morreram no mesmo local devido ao naufrágio de uma embarcação que levava excesso de passageiros - o ferry viajava de noite e chocou com um petroleiro. 

Sugerir correcção
Comentar