Idas ao cinema na União Europeia aumentaram no primeiro trimestre de 2014

Tendência europeia não teve equivalente em Portugal, onde se registou uma diminuição de 170 mil espectadores neste período.

Foto
Gru - O Maldisposto 2, animação realizada por Pierre Coffin e Chris Renaud DR

Os europeus foram mais ao cinema no primeiro trimestre deste ano, comparando com período homólogo de 2013, tendo em conta os cinco principais mercados, revelou sexta-feira o Observatório Europeu do Audiovisual.

Segundo dados provisórios deste organismo, entre Janeiro e Março as idas ao cinema no espaço da União Europeia (UE) aumentaram 5,6 por cento, totalizando 179,9 milhões de bilhetes vendidos nos cinco maiores mercados: França, Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido. Estes cinco países representam 75 por cento do total de venda de bilhetes de cinema na UE.

Esta tendência de aumento de espectadores não é acompanhada por Portugal, que, no primeiro trimestre deste ano, registou menos 170 mil espectadores e menos 779 mil euros de receitas de bilheteira, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

No primeiro trimestre de 2014, França registou um aumento de 18,9 por cento no número de espectadores, em Itália foi de 13 por cento e em Espanha de 8,7 por cento.

Ainda na UE, a Suécia verificou um aumento de 17,9 por cento no número de espectadores e a Grécia 8,9 por cento.

Fora da UE, foi na Turquia que se registou o aumento mais notório na frequência das salas de cinema, 30,9 por cento, logo seguido da Rússia (18,6 por cento).

Em 2013, as salas de cinema da UE registaram, no total, 908 milhões de espectadores, o que significou menos 39 milhões de bilhetes vendidos comparando com 2012, segundo o Observatório Europeu do Audiovisual.

Entre os maiores sucessos de bilheteira na Europa no período considerado esteve a produção norte-americana de animação Gru - O Maldisposto 2, realizado por Pierre Coffin e Chris Renaud.

 

Sugerir correcção
Comentar