Blatter: “Se as federações me pedirem para ser candidato de novo não direi que não”

Jerome Champagne é, até ao momento, o único candidato formal às eleições da FIFA de 2015.

Foto
Joseph Blatter quer recandidatar-se à presidência da FIFA Arnd Wiegmann/Reuters

O suíço Joseph Blatter, presidente da FIFA, esperou até esta sexta-feira para admitir, em entrevista emitida pela rádio suíça RTS, que caso as federações lhe peçam, vai recandidatar-se às eleições do organismo em 2015.

“Continuo de boa saúde e não vejo motivos para parar de trabalhar, sobretudo numa fase de consolidação da FIFA. Se as federações me pedirem para ser candidato de novo não direi que não”, explicou o dirigente, que ocupa este cargo desde 1998, altura em que substituiu o brasileiro João Havelange.

Já em Janeiro deste ano, Blatter não tinha especificado se iria apresentar a sua candidatura formal à presidência do organismo em 2015: “Ainda não estou suficientemente cansado para tomar a decisão de me reformar. Assim, tudo está em aberto. Decidirei até ao congresso [da FIFA] deste ano [marcado para os dias 10 e 11 de Junho, em São Paulo]”, revelou.

No mesmo mês, Joseph Blatter confessou ainda que, caso optasse por não avançar com a sua candidatura para as eleições de 2015, encarava Michel Platini – actual presidente da UEFA -, como uma boa opção para o cargo. O dirigente da UEFA ainda não se decidiu, mas explicou que, após o Mundial 2014, no Brasil, tomará uma decisão sobre uma eventual candidatura.

Quem já se candidatou oficialmente à presidência do organismo foi Jerome Champagne. O francês, antigo vice-secretário geral da FIFA, abandonou o organismo em 2010. Desde então, foi conselheiro das Federações da Palestina, do Kosovo, da República Turca do Chipre do Norte e do Mazembe, clube congolês. 

Sugerir correcção
Comentar