Forte agitação do mar faz soar alertas na costa ocidental e na Madeira

Estado do mar vai piorar na sexta-feira e no sábado, com cinco distritos em alerta laranja. Para a Madeira, será mesmo activado o aviso vermelho.

Foto
Agitação marítima pode atingir os 11 metros em toda a costa Nelson Garrido

A forte agitação do mar fez soar os alertas na costa ocidental portuguesa e na costa norte da ilha da Madeira: os meteorologistas prevêem para esta quinta-feira ondas até cinco metros em praticamente todos os distritos do litoral, mas a situação piora na sexta-feira e no sábado. Para a Madeira, foi mesmo activado o aviso vermelho.

Nesta quinta-feira, o território continental está todo “pintado” de amarelo no mapa de previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à excepção dos distritos de Santarém, Portalegre e Évora, que não têm qualquer aviso activo. Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil resolveu subir para amarelo o nível de alerta para todos os distritos, entre as 20h desta quinta-feira e o meio-dia de sábado.

No Norte e Centro, os distritos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima dos 800 a 1000 metros de altitude, entre as 8h desta quinta-feira e o meio-dia de sábado.

A Protecção Civil alerta para a possibilidade de queda de neve na serra do Gerês, Montesinho, Alvão, Montemuro e Estrela com maior intensidade entre a meia-noite desta quinta-feira e as 20h de sábado. Prevê também, para o litoral Norte e Centro (entre as 00h e as 9h de sexta-feira) e para o Sul (entre as 9h e as 20h) precipitação intensa acompanhada de granizo, rajadas fortes de vento que podem variar entre os 60 quilómetros por hora (Km/h) e os 100 Km/h. "É expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento", sublinha a Protecção Civil em comunicado.

Barras encerradas à navegação
Devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros, o IPMA accionou o aviso amarelo para as zonas do litoral nos distritos Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro e Coimbra, desde as 8h desta quinta-feira e até às 18h de sábado.

Perante esta previsão, seis barras marítimas estão fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à forte agitação do mar. Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação, e as barras marítimas de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

A Protecção Civil prevê que a ondulação possa mesmo chegar aos dez metros, ainda que temporariamente, a norte do cabo Carvoeiro.

Em Leiria e Lisboa, o aviso amarelo para a agitação marítima está activo durante toda esta quinta-feira mas à meia-noite passa a laranja, mantendo-se até ao meio-dia de sábado, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros. No sábado à tarde haverá um desagravamento da agitação marítima, baixando o aviso para amarelo.

Em Setúbal, Beja e Faro será accionado o aviso amarelo nesta quinta-feira, ao meio-dia. No caso de Setúbal, este aviso sobe para laranja à meia-noite, devido ao agravamento do mau tempo no mar, com ondas até seis metros, que se mantém até ao meio-dia de sábado. Em Beja e Faro, só será accionado o aviso laranja entre as 12h e as 18 desta sexta-feira, passando depois para amarelo.

Madeira em alerta máximo
Na Madeira, a costa Norte está sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte até às 11h desta quinta-feira. No que toca à agitação marítima, a partir das 6h de sexta-feira haverá um agravamento, segundo o IPMA, que decidiu activar o aviso amarelo até ao meio-dia. A essa hora o aviso sobe para laranja, com a previsão de ondas de noroeste de cinco a sete metros, e mantém-se até às 18h, hora a que o alerta volta a subir de nível.

Assim, entre as 18h de sexta-feira e as 6h de sábado, o IPMA sobe o alerta para o nível mais grave, o vermelho, prevendo para a costa norte da Madeira ondas de noroeste de sete a oito metros, que estarão relacionadas com a “formação de uma depressão a Sul da Gronelândia que se irá deslocar em direcção à costa de África", dando origem a vento muito forte e agitação marítima, como informou o instituto numa nota publicada esta terça-feira. De vermelho, o nível de alerta desce depois para laranja até ao meio-dia de sábado.

No distrito da Madeira e nas regiões montanhosas está prevista chuva forte até às 11h desta quinta-feira e vento de noroeste com rajadas fortes, de 100 quilómetros por hora, desde as 6h de sexta-feira e até às 8h de sábado. Na costa Sul, o IPMA alerta para ondas de sudoeste com quatro metros, tendo activado o aviso amarelo a partir de sexta-feira ao meio-dia, durante 24 horas.

Por causa do mau tempo, o Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira emitiu também um aviso relativo a agitação marítima e ventos fortes no arquipélago entre as madrugadas de quinta-feira e de sábado devido à passagem de uma superfície frontal fria. O SRPC aconselha as pessoas a evitarem circular nas zonas costeiras, estarem atentas às informações da Meteorologia e seguirem as indicações da Protecção Civil e das forças de segurança. Também a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso, aconselhando a permanência das embarcações nos portos de abrigo.

Nos Açores, não está activo qualquer aviso.

Sugerir correcção
Comentar