Ribau Esteves assume todas as empresas municipais de Aveiro

Élio Maia, anterior líder camarário, eleito desta vez numa lista de independente, suspendeu o mandato de vereador.

Foto
Ribau Esteves lamenta que Governo não tenha negociado com a troika sobre a matéria. Pedro Cunha/Arquivo

O novo presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD-CDS/PP), irá assumir a presidência de todas as empresas municipais e dos serviços municipalizados.

 A decisão foi conhecida nesta segunda-feira, ao final da tarde, naquela que foi a primeira reunião do novo elenco camarário. Um encontro no qual se ficou também a saber que Élio Maia – anterior presidente da câmara, que concorreu às últimas eleições como cabeça-de-lista de um movimento independente – pediu a suspensão do mandato como vereador.

Até ao final do ano, as atenções do novo executivo irão estar centradas, conforme prometeu Ribau Esteves, numa auditoria à câmara e restante universo municipal.

Além de liderar todas as empresas municipais, Ribau Esteves assumirá quatro pelouros: Administração Geral e Recursos Humanos; Educação e Desporto; Desenvolvimento Económico e Emprego; e Obras Municipais. A vice-presidência da autarquia ficará com Jorge Campino (PSD), número dois na lista que foi a sufrágio a 29 de Setembro. Campino ficará com as pastas da Acção Social, Obras Particulares e Reforma Organizacional.

A Raquel Castro Madureira (CDS) foram entregues os pelouros do Ambiente e Qualidade; Juventude, Seniores e Empreendedorismo; e Habitação. O vereador Jorge Ratola (PSD) fica com as pastas do Planeamento e Ordenamento, Segurança e Protecção Civil e Serviços Urbanos e Mobilidade. Por último, Miguel Capão Filipe (CDS) fica com os pelouros da Cultura e Turismo, Mercados e Feiras; Saúde; e Toponímia e História Urbana.

O executivo integra ainda, como vereadores da oposição e sem pelouro, os socialistas Eduardo Feio, Nogueira Lemos e Paula Urbano. O movimento independente “Juntos por Aveiro” também assegurou um lugar no executivo, que, perante o pedido de suspensão de Élio Maia, deverá, agora, vir a ser assumido pela número dois da lista, Rita Encarnação.

Sugerir correcção
Comentar