O segredo de Madonna é a luta pela liberdade de expressão

Projecto multimédia foi lançado esta semana e pede que nos manifestemos e façamos "a revolução do amor". A luta é por todos aqueles que sofrem opressões.

O projecto secreto de Madonna

Desde Julho que se sabia que Madonna estaria prestes a voltar aos holofotes, não se sabia era como. Previa-se que não fosse com novo álbum, mas – diziam os rumores – com uma qualquer iniciativa global sobre formas de intolerância, tendo em conta o teaser então divulgado. Pois bem, esta semana foi revelado e o segredo de Madonna é, para já, uma curta-metragem de 17 minutos sobre a liberdade de expressão.

Intitulado "Secret Project Revolution", o novo projecto de Madonna foi feito para o Art ForFreedom em parceria com o fotógrafo Steven Klein, ligado ao universo da moda, e pretende chegar a todos os cantos do mundo. Já por isso foi divulgado online, no Youtube, e disponibilizado ainda para download. O desafio está lançado e depois de Madonna falar em defesa de “todos aqueles que foram perseguidos, estão a ser perseguidos ou serão no futuro pela sua cor de pele, as suas crenças religiosas, as suas expressões artísticas, género ou preferência sexual”, pede que respondemos à pergunta: “O que significa a liberdade para ti?” As respostas podem ser feitas na forma de vídeo, música, poesia e fotografia.

É assim, sob a forma de convite à “revolução do amor”, que Madonna espera não só despertar as atenções para o problema da falta de liberdade de expressão no mundo como dar a possibilidade a que qualquer pessoa se possa manifestar e exibir as suas criações artísticas.

“O meu objectivo é mostrar pelo exemplo do Secret Project Revolution o meu compromisso criativo de inspirar a mudança no mundo através da expressão artística”, destacou a cantora em comunicado, mostrando-se esperançosa que o seu filme e todos os trabalhos que venham a ser apresentados no Art ForFreedom sejam uma chamada de atenção para o que acontece no mundo. “Espero dar um lugar às pessoas onde possam ter a sua própria expressão criativa para ajudar a combater a opressão, a intolerância e a complacência.”

A par desta curta-metragem, Madonna divulgou ainda uma entrevista de quase 40 minutos com Eddy Moretti, jornalista da Vice, parceira desta iniciativa – a curadoria dos trabalhos apresentados ficará a cargo da revista. O serviço BitTorrent, através do qual o material está todo disponível para download, é o outro parceiro do projecto.

Nesta entrevista, Madonna, além de explicar a ideia da iniciativa e aquilo que espera conseguir, fala da sua experiência pessoal, desde a  infância até aos dias de hoje, mas sempre no sentido da pressão que foi sentido ao longo do tempo. Pressão contra a qual a cantora dá agora voz.

“As pessoas têm medo, o que acontece quando as pessoas têm medo?”, pergunta Madonna, que aparece na curta, rodada a preto e branco, atrás de umas grades. “Tornam-se intolerantes, começam a apontar o dedo a outras pessoas”, continua a cantora, que grita por liberdade e pede uma revolução.

“É tempo de acordar antes que seja tarde de mais. A história está a repetir-se. Não vêem um padrão aqui? Vivemos num tempo muito assustador. Ou devo dizer que nós nem sequer vivemos?”

Esperaremos então pelas respostas do mundo.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar