Mandela melhora mas é um homem só e "aprisionado"

Guarda-costas despedido fala em aproveitamento da situação do histórico líder sul-africano.

Foto
Nelson Mandela está internado há oito dias BARBARA KINNEY/AFP

Nelson Mandela está "a recuperar bem", ao fim de oito dias internado num hospital da capital, Pretória, anunciou o neto do histórico líder sul-africano.

"Agradeço à nação e ao mundo as orações por Madiba, e aos médicos e ao ANC [Congresso Nacional Africano] por manterem a família informada", disse Mandla Mandela, citado pela agência AFP.

O antigo Presidente da África do Sul foi levado para os cuidados intensivos no sábado passado, pela terceira vez neste ano, onde está a receber tratamento por causa de uma infecção pulmonar.

Um dos guarda-costas do Congresso Nacional Africano que estava destacado para a sua segurança (foi despedido por ter divulgado o nome do hospital onde Mandela está internado) disse, porém, que o antigo líder sul-africano é um homem "profundamente só" e que parece estar "de novo na prisão".

As visitas são controladas, revelou Shaun van Heerden, descrevendo o que diz ser um aproveitamento do estado de saúde do antigo líder, de 94 anos: "Vi pessoas a porem exemplares do livro 'Um longo caminho para a liberdade' à frente do seu nariz para que ele o assinasse. É inadmissível e não gostei", disse o segurança.

Sugerir correcção
Comentar