Filme sobre o Camboja dos khmer vermelhos vence Un Certain Regard

O cambojano Rithy Panh, premiado em Cannes, fez um filme no qual vai em busca da infância perdida

Foto
Bonecos de argila em busca da memória de um certo Cambodja DR

Na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, o vencedor foi L’Image manquante, de Rithy Panh, enquanto o Prémio do Júri foi para Omar, de Hany Abu-Assad, e o Prémio de Realização para L’inconnu du lac, do francês Alain Guiraudie.

Na secção Un Certain Regard, o vencedor foi L’Image manquante, de Rithy Panh, enquanto o Prémio do Júri foi para Omar, de Hany Abu-Assad, e o Prémio de Realização para L’inconnu du lac, do francês Alain Guiraudie.

 


 


No filme vencedor, o cineasta cambojano vai à procura da infância perdida no país dos khmers vermelhos, questionando a responsabilidade do trabalho da memória em relação ao horror vivido por um país ou um povo. O palestiniano-holandês Abu-Assad conta a história de um palestiniano que salta o muro de separação entre Israel e os territórios e mata um soldado israelita. Por seu lado, Guiraudie conta uma história de amor - onde se mistura o perigo - entre dois homens que se conhecem à beira de um lago.

  

A secção Un Certain Regard tem um júri próprio, diferente do da Competição, e que é presidido pelo realizador dinamarquês Thomas Vinterberg.

 


 


<_o3a_p>
 
 

Sugerir correcção
Comentar