Parlamento torna "prioritária" candidatura do Mercado do Bolhão a fundos comunitários

Deputados aprovaram, por unanimidade, na manhã desta sexta-feira, um projecto de resolução do PCP que vai nesse sentido.

Foto
Há mais de uma década que clientes e comerciantes convivem com andaimes no Bolhão Paulo Pimenta

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, esta sexta-feira de manhã, um projecto de resolução apresentado pelo grupo parlamentar do PCP que pede que o Governo assuma como "prioridade [...] que a execução do projecto de requalificação e modernização do Mercado do Bolhão, elaborado pelo Igespar a solicitação da Câmara Municipal do Porto, seja considerado elegível para financiamento comunitário".

O projecto dos comunistas tem, como suporte, um parecer favorável da Comissão Europeia à eventual candidatura da reabilitação do mercado emblemático da cidade do Porto. No projecto de resolução que o PCP revelou, em comunicado, ter sido aprovado por unanimidade, é ainda recomendado ao Governo que "adopte, em consequência, as medidas adequadas para que seja garantida uma taxa máxima de cofinanciamento de fundos comunitários para a execução do projecto de requalificação".

Em Dezembro último, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, anunciara que o mercado iria sofrer uma "lavagem de cara", já em Fevereiro, caso não houvesse garantias de o projecto elaborado pelo Igespar obter fundos comunitários. A intervenção, acrescentou o autarca, incluiria a retirada dos andaimes que foram colocados na parte Sul do mercado, por questões de segurança, há mais de uma década, pintar o edifício e realizar pequenos arranjos.

A Câmara do Porto inscreveu, no orçamento para 2013, uma verba destinada ao Mercado do Bolhão, na ordem dos 735 mil euros. O autarca disse que decidiria ainda em Janeiro se avançava com a realização do projecto de reabilitação ou se se limitaria a fazer a referida "lavagem de cara".

Sugerir correcção
Comentar