Violência em Gaza é “derrota de todo os moderados”, diz Portas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, considerou hoje, em Bruxelas que a escalada de violência na Faixa de Gaza “é uma derrota de todos os moderados no Médio Oriente”.

Apontado que o assunto foi hoje “objecto de uma larga discussão” na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, na qual participou, Paulo Portas sublinhou que “a União Europeia é por um cessar-fogo o mais imediato possível, e apoia os esforços de instituições como as Nações Unidas e países como o Egipto para garantir esse cessar-fogo”.

“Nós condenamos a utilização de ‘rockets’ contra Israel, também condenamos com clareza que haja acções militares sem a precaução e a proporcionalidade de preservar as vidas inocentes de civis e crianças”, disse.

O ministro considerou que “aquilo que está a acontecer em Gaza é uma derrota de todos os moderados no Médio Oriente e é a prova de que se não houver negociações directas entre Israel e a Palestina, de boa-fé e para se chegar a uma solução de dois estados, a região não tem paz e fica capturada pela violência”.

A situação na Faixa de Gaza foi um dos assuntos em destaque na reunião de hoje dos chefes de diplomacia europeus, tendo também a ata representante da UE para a Política Externa, Catherine Ashton, afirmando à chegada ao encontro que a espiral de violência demonstra a necessidade de se encontrar “uma solução sustentável a longo prazo”, de dois estados, que leve a paz à região, uma posição que tem vindo a ser defendida consistentemente pela União Europeia.

Sugerir correcção
Comentar