Lisbon & Estoril Film Festival vai trazer a Portugal Willem Dafoe e Enrique Vila-Matas

Foto
"Amor", de Michael Haneke, vai ser exibido no festival DR

O actor Willem Dafoe, os escritores Hanif Kureishi e Enrique Vila-Matas e o pianista Alfred Brendel são alguns dos convidados do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorrerá em Novembro e foi hoje apresentado em Lisboa.

O festival, previsto de 9 a 18 de Novembro, exibirá em antestreia, por exemplo, “Operação Outono”, de Bruno de Almeida, “Amor”, de Michael Haneke, “The Master”, de Paul Thomas Anderson, e “Passion”, de Brian de Palma, a quem será dedicada uma retrospectiva.

“Amor”, do realizador austríaco Michael Haneke, a história da relação de um casal idoso, conquistou este ano a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, cujo júri era presidido por Nanni Moretti.

A secção competitiva, que se propõe, segundo o dossier de apresentação, dar a conhecer cinematografias de territórios europeus de menor visibilidade, "que de outra forma não chegariam ao grande público", apresenta "Student", de Darezhan Omirbayev, "Sueño y Silencio", de Jaime Rosales, "L'Intervallo", de Leonardo di Constanzo, "Después de Lúcia", de Michel Franco, "Winter, Go Away", dirigido por um colectivo de dez jovens realizadores russos, "Low Tide", de Roberto Minervini, "Der Glanz Des Tages", de Tizza Covi e Reiner Frimmel, "Laurence Anyways", de Xavier Dolan, "Children Of Sarajevo", de Aida Bejic, "Rengaine", de Rachid Djaïdani, e "Avalon", de Axel Petersén. O júri é formado pelo actor Willem Dafoe e pela actriz Fanny Ardant, pelos neurocientistas António e Hanna Damásio e pelos músicos Alfred Bendel (pianista) e Sonia Wieder-Atherton (violoncelista).

O festival integra homenagens aos cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, Monte Hellman, Lucretia Martel, e ao crítico Serge Daney. Além de Brian de Palma, também o taiwanês Hou Siao-Shien será alvo de uma retrospectiva.

O Lisbon & Estoril Film Festival decorrerá de 09 a 18 de novembro, novamente repartido entre a capital e o concelho de Cascais.

Dirigido pelo produtor Paulo Branco, o festival acontece anualmente desde 2007, no Estoril, tendo-se expandido para Lisboa em 2011.

O evento tem sido responsável pela antestreia em Portugal de várias produções internacionais e portuguesas e tem convidado personalidades ligadas à cultura. Este ano, uma delas será, por exemplo, o escritor catalão Enrique Vila-Matas.

Em 2011 estiveram em Portugal, a convite do festival, os escritores Don DeLillo, JM Coetzee e Yasmina Reza, os atores Paul Giamatti, Mathieu Amalric e Sarah Gadon, e foram exibidos, por exemplo, “Os idos de Março”, de George Clooney, “Restless”, de Gus Van Sant, “La piel que habito”, de Pedro Almodóvar, e “Melancholia”, de Lars von Trier.

Os cineastas Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, David Lynch, Francis Ford Coppola e Abbas Kiarostami e os músicos Lou Reed e David Byrne foram algumas das figuras presentes em edições anteriores.

No ano passado, o festival dispôs de um orçamento global de 3,5 milhões de euros, entre apoio financeiro, publicidade, patrocínio e apoio logístico.

Notícia actualizada às 17h46

Sugerir correcção
Comentar