Cavaco Silva visita Timor-Leste, Indonésia, Austrália e Singapura

Foto
Esta será a viagem mais longa de Cavaco desde que é PR Foto: Martim Ramos/arquivo

O Presidente da República parte esta quinta-feira de Lisboa para uma viagem de onze dias a Timor-Leste, Indonésia, Austrália e Singapura.

Cavaco Silva faz escala em Singapura na sexta-feira e inicia no sábado, em Timor-Leste, o programa oficial da visita, que se prolonga por dez dias, até dia 28 de Maio.

A viagem arranca com a participação do Presidente nas cerimónias de tomada de posse do Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, antes das quais será recebido pelo ainda Presidente José Ramos-Horta. A acompanhar o chefe de Estado em Timor-Leste estará o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Cavasanova de Almeida, e também o ex-Presidente da República Ramalho Eanes.

Depois das cerimónias de tomada de posse, o chefe de Estado participa, no domingo, nas cerimónias do X Aniversário da Independência de Timor-Leste, que incluem a inauguração do Arquivo e Museu da Resistência Timorense. À tarde, Cavaco Silva inicia uma visita de Estado ao território, começando por um encontro com o novo chefe de Estado timorense, que oferece à noite um banquete de Estado ao Presidente português.

Na segunda-feira, o Presidente da República participa na cerimónia de início da construção da futura Chancelaria e do Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli e segue para o Parlamento timorense. Em seguida, oferece um almoço a empresários portugueses e timorenses, recebendo, à tarde, em audiências separadas, o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, e o líder da oposição, Mari Alkatiri, terminando a agenda com uma visita à Escola Portuguesa Ruy Cinatti.

No dia seguinte, Cavaco Silva vai à abertura da Feira do Livro de Díli, juntamente com Taur Matan Ruak, e participa na cerimónia de imposição de medalhas das Nações Unidas ao Contingente Sub-Agrupamento Bravo da GNR, partindo em seguida para o segundo ponto da viagem, a Indonésia. Já em Jacarta, Cavaco Silva é recebido no aeroporto pelo homólogo indonésio, Susilo Bambang, que lhe oferece um banquete de Estado.

Na quarta-feira, 23 de Maio, Cavaco Silva começa o dia com uma visita ao Parlamento indonésio e encerra um fórum empresarial entre os dois países. Ao fim do dia, inaugura e visita uma exposição sobre os cinco séculos de relações políticas e diplomáticas entre os dois países, que reúne documentos da Torre do Tombo. Antes de partir para Camberra, no dia 24 de Maio, Cavaco visita ainda o Cemitério dos Heróis Nacionais de Kalibata, onde depositará uma coroa de flores.

O programa da visita oficial à Austrália arranca no dia 25 com uma deslocação ao Australian War Memorial, visitando em seguida o Parlamento, onde recebe a primeira-ministra, Julia Gillard. Em Camberra, o Presidente encontra-se e almoça em seguida com a Governadora-Geral da Austrália, Quentin Bryce, partindo à tarde para Sidney.

No sábado, dia 26, o chefe de Estado faz um passeio de barco na Baía de Sidney, a convite das autoridades australianas, encontra-se à tarde com um grupo de empresários portugueses e oferece um jantar em honra da comunidade portuguesa. Cavaco viaja no domingo de Sidney para Singapura, onde cumpre uma visita oficial de dia e meio e a última etapa da sua viagem. Ainda no dia 27, encontra-se com representantes do Conselho Empresarial português de Singapura e oferece uma recepção a quadros portugueses residentes nesta cidade-Estado.

No último dia da viagem, o chefe de Estado e mulher visitam os Botanical Gardens de Singapura, onde participarão na cerimónia de baptismo de uma orquídea. À tarde, Cavaco Silva encontra-se com o seu homólogo, Tony Tan Keng Yam, e o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong. Segue-se na agenda do o encerramento do Fórum Económico Portugal-Singapura, no qual participa também o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e onde será assinado um memorando de entendimento entre a Universidade Nova de Lisboa e a National University of Singapore, na área das indústrias do mar, a que se segue uma visita ao Porto de Singapura.

O último ponto do programa é um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República de Singapura, de onde Cavaco Silva parte directamente para o aeroporto, devendo chegar a Lisboa no dia 29, de manhã.

Sugerir correcção
Comentar