Festival finlandês com programação especial de curtas portuguesas

Foto
Alvorada Vermelha, que já passou por muitos festivais internacionais, entra na secção competitiva DR

O Tampere Film Festival, um dos mais importantes festivais de curtas-metragens da Europa, que arranca na próxima semana naquela cidade do sul da Finlândia, vai promover duas sessões dedicadas ao cinema português. São 12 títulos programados para mostrar “um Portugal multifacetado”, mais uma curta em competição.

Alvorada Vermelha

foi seleccionada para secção competitiva do festival, onde concorrerá com mais de 60 filmes de todo o mundo. A curta, realizada por João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, mostra as rotinas do Mercado Vermelho, em Macau, a carne, o peixe, o sangue – entre a vida e a morte.

O filme foi exibido em três festivais portugueses, no ano passado: Caminhos do Cinema Português, Curtas Vila do Conde e IndieLisboa. Foi ainda exibido na Mostra de Cinema Português do Cineclube de Aveiro. Desde então, já passou por Itália, Espanha, Dinamarca, Canadá, Áustria, Suíça, Lituânia, Argentina e Holanda, e seguirá, depois da Finlândia, para o México e a Coreia do Sul, sintetiza a página da Agência da Curta-Metragem.

Na programação especial de Tampere para o cinema português, encontram-se filmes de realizadores como João Salaviza, Regina Pessoa, Rodrigo Areias e João Nicolau. O primeiro participa com Arena, filme que ganhou a Palma de Ouro, em Cannes, em 2009, e a segunda, Regina Pessoa, com História Trágica Com Final Feliz, o filme português mais premiado de sempre.

“As sessões do programa português apresentam filmes de animação e ficção originais dos últimos anos. O programa apresenta um Portugal multifacetado que é muito mais do que futebol, fado, praias com sol ou crise financeira”, lê-se na apresentação publicada no site do festival, que preparou as duas sessões em parceria com a Agência da Curta-Metragem, estrutura portuguesa associada ao festival Curtas Vila do Conde.

A primeira sessão inclui Peixe Azul, de Tiago Rosa-Rosso, Nuvem, de Basil da Cunha, Arena, de João Salaviza, Corrente, de Rodrigo Areias, e História Trágica Com Final Feliz, de Regina Pessoa. Na segunda estão as restantes sete: Viagem a Cabo Verde, de José Miguel Ribeiro, Rapace, de João Nicolau, Passeio de Domingo e Abraço do Vento, de José Miguel Ribeiro, North Atlantic, de Bernardo Nascimento, Fim-de-Semana, de Claudia Varejão, e 3x3, de Nuno Rocha.

Sugerir correcção
Comentar