Engenharia do Porto envolvida na criação do Registo de Saúde Electrónico

O Ministério da Saúde e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) assinaram hoje um protocolo para desenvolvimento de um registo electrónico com informação clínica relevante de cada paciente.

Com o denominado “Registo de Saúde Electrónico - RSE”, cuja primeira fase deverá estar operacional até ao final de 2012, os profissionais de saúde vão ter acesso à informação essencial sobre os utentes independentemente do momento e local de prestação dos serviços clínicos.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, que presidiu à cerimónia de assinatura do protocolo, explicou aos jornalistas que o RSE disponibilizará, na sua primeira fase, um resumo do processo clínico dos utentes, contendo os diagnósticos, as medicações activas e as alergias.

Em fases seguintes serão incorporados novos elementos no sistema que, conforme disse o secretário de Estado, vai “garantir elevado nível de sigilo”, superior ao do circuito da informação em papel.

Questionado sobre os custos do sistema, Manuel Pizarro disse que os valores “não estão inteiramente calculados” e explicou que “uma grande parte das componentes utilizadas já existe nos operadores”.

O governante assegurou que a informação só está disponível para os profissionais de saúde “se o cidadão autorizar”.

Também em declarações aos jornalistas, o coordenador executivo do projecto, Manuel Sousa, disse que se pretende ter a Comissão Nacional de Dados a acompanhar o projecto, mesmo antes de ser chamada a pronunciar-se formalmente sobre o RSE.

“Não queremos chegar a essa altura totalmente distanciados e divorciados. Vamos convergindo”, declarou.

O objectivo concreto do protocolo agora celebrado é garantir o envolvimento da FEUP no desenho do

RSE, no apoio à gestão da mudança e na análise do impacto da mudança nos hospitais, clínicas, centros de saúde e demais operadores do sector, conforme explicou a especialista em usabilidade de sistemas Lia Patrício.

Neste trabalho, a FEUP irá socorrer-se das competências adquiridas nas suas parcerias, nomeadamente com o Center of Advanced Studies (CAS), que funciona naquela faculdade.

A FEUP tem vindo a desenvolver diversos projectos de investigação na área de desenho de sistemas de serviços complexos em que o RSE se enquadra.

Sugerir correcção
Comentar